Respostas
Resposta:
O esquema tático é um dos fatores mais importantes na hora de montar time de futebol. Muitas vezes subestimado, ele tem muito a dizer sobre o jogo em si e as diferentes formas de preparar uma equipe. Por isso, é fundamental que o técnico conheça todas as variações para aumentar o seu repertório.
Mas você sabe quais são os principais esquemas? Conhece as vantagens trazidas por cada um deles e de qual maneira aplicá-los? Neste texto, o foco será na compreensão da parte tática de uma equipe de futebol, com uma explicação detalhada sobre a sua importância e quais são as diferentes maneiras de montar a equipe.
O esquema tático é um dos fatores mais importantes na hora de montar time de futebol. Muitas vezes subestimado, ele tem muito a dizer sobre o jogo em si e as diferentes formas de preparar uma equipe. Por isso, é fundamental que o técnico conheça todas as variações para aumentar o seu repertório.
Mas você sabe quais são os principais esquemas? Conhece as vantagens trazidas por cada um deles e de qual maneira aplicá-los? Neste texto, o foco será na compreensão da parte tática de uma equipe de futebol, com uma explicação detalhada sobre a sua importância e quais são as diferentes maneiras de montar a equipe. Confira!
No futebol profissional, diferentes áreas atuam em conjunto para conquistar os objetivos do clube, ou seja, os títulos. O técnico é a figura mais conhecida e que tem um papel central nessa engrenagem, mas conta com o apoio de dezenas de profissionais como assistentes, médicos, fisiologistas, fisioterapeutas, dentre outros.
Os treinos são divididos, principalmente, em três categorias: físico, técnico e tático. No primeiro, o técnico deixa a cargo do preparador físico, que tem mais conhecimento sobre o assunto, mas deve acompanhar o seu desenvolvimento de perto. Já nos dois últimos, a sua responsabilidade é maior.
Uma dica essencial é conhecer bem as características de seus jogadores. Isso porque, mesmo que você crie um esquema tático vencedor, o resultado pode não ser o esperado dentro de campo se os seus atletas desempenham melhor outras funções. Para alcançar esse nível de conhecimento é preciso um tempo de adaptação.
Além disso, o técnico deve acompanhar de perto os jogadores e convencê-los da importância de conhecer melhor as táticas de jogo. Não é incomum encontrar atletas habilidosos, como centroavantes goleadores e pontas rápidos, que não entendem a sua função em campo, principalmente na defesa.
Também conhecido como plataforma de jogo ou referência posicional, o esquema tático faz parte do processo de montagem de um time, assim como uma série de outros fatores, como fisiologia, nutrição e análise de desempenho.
De forma bastante resumida, ele consiste em uma orientação de ocupação de espaço que é passada aos jogadores. É possível notá-la com maior facilidade no momento defensivo, isto é, quando um time está sem a bola e precisa se proteger mais.
Trata-se, portanto, de uma referência que deve ser levada em conta na recomposição da equipe, por mais que seja dada aos atletas a liberdade de trocar de posição, flutuar pelo campo e assim por diante.
O jornalista, scouter e analista de desempenho, Renato Rodrigues, em um texto do seu blog, no portal da ESPN Brasil, relativiza essa importância, considerando como algo que não é necessariamente o mais relevante na constituição do comportamento de uma equipe:
“A plataforma de jogo é, nada mais nada menos, que a referência posicional de onde cada jogador deve se posicionar. Se isso tem alguma importância? Claro. Mas, definitivamente, não é o mais importante para o funcionamento de uma equipe. É somente um braço de todo um organismo vivo, dentro do contexto caótico que é uma partida de futebol.”
Sendo assim, pode-se dizer que a forma como as linhas de marcação são organizadas, bem como a quantidade de jogadores inseridos em cada uma delas, são apenas um dos elementos presentes nos aspectos táticos de um time.