Respostas
Resposta:
As paisagens brasileiras foram estudadas pelo geógrafo Aziz Ab'Sáber e agrupadas levando em conta as faixas de transição entre as áreas e a relação entre fauna, flora, clima e outras tantas particularidades. isso deu origem à classificação de domínios morfoclimáticos - conceito próximo ao de biomas, apresentado pelo IBGE, mas que normalmente tem o uso restrito a profissionais e estudantes de Geografia, não chegando à sala de aula do ensino Fundamental. Veja, no mapa à direita, as seis divisões sugeridas pelo pesquisador, além das faixas de transição que circundam todas elas.
Por fora das quatro paredes, se veem outras tantas coisas
Uma atividade-chave da Geografia é o trabalho de campo. Os alunos da Escola de Aplicação visitaram o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a 66 quilômetros da escola. Por estar em área de mata Atlântica, as crianças observaram os diferentes ecossistemas que fazem parte do bioma. Eles notaram que o manguezal se desenvolve em um solo lodoso e negro, que fica constantemente inundado pelo contato com a água do mar e do rio. Viram também que na beira do mar cresce a vegetação de restinga, com plantas rasteiras e ralas sobre a areia. "Antes da visita, era comum os estudantes considerarem a mata Atlântica como uma coisa só. Depois, passaram a ressaltar a diversidade presente nela", diz Lara.
Momentos como esses são bons para distinguir ecossistema - seres vivos e não vivos que ocupam o mesmo ambiente e se relacionam nele, como o manguezal e a restinga - de bioma - um conjunto de ecossistemas sob um mesmo clima, como a mata Atlântica. "Estimular a visão de perto e de longe, perceber que o vento é maior no campo aberto do que no meio da mata são exemplos de como os alunos podem aproveitar os trabalhos de campo e fazer com que usem seus sentidos de maneira mais ampla", explica Sueli Furlan, selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
No planejamento da professora Lara, estão detalhadas quais atividades serão feitas antes, durante e depois da visita à serra do Tabuleiro. Isso inclui um roteiro para estabelecer os objetivos da viagem e a orientação de como preparar um relatório do que foi visto. "Quando os estudantes interagem com o ambiente, se aproximam da paisagem e de um assunto que parecia muito distante da realidade", conta satisfeita.
Explicação:
espero ter ajudado