• Matéria: História
  • Autor: Vict0rSilva
  • Perguntado 9 anos atrás

quando os germânicos penetraram no território do império, mudanças importantes já estavam em curso na sociedade romana .explique essas mudanças

Respostas

respondido por: daleffe
8
Na verdade as invasões bárbaras duraram todo o tempo do Império Romano. Desde o final da republica e durante todo o império, houve intentos de invasão por parte de algumas tribos bárbaras que quase sempre eram repelidos pelas legiões, embora na maioria das situações as migrações foram sempre pacíficas onde estes povos passavam a fronteira e se romanizavam, adotavam o latim como indioma e os costumes romanos, para roma era vantajoso porque geralmente estas regiões de fronteira eram pouco povoadas e as populações imigrantes davam este suporte. 
Este processo foi em parte pacífico até o século III, onde a pressão bárbara começou a se fazer mais frequente, e que foi se agravando cada vez mais ao longo do tempo. A medida que Roma enfraquecia cada vez mais por conta das sucessivas crises econômicas e políticas, guerras civis e disputas de poder, as fronteiras ficaram cada vez mais desprotegidas facilitando a entrada dos germanos. Outros fator importantes, foram as mudanças climáticas que forçaram a migração destes povos para territórios mais férteis, também a fuga de povos mais belicosos como os hunos por exemplo. Os germanos partindo em fuga dos hunos, não tendo mais para onde ir, acabaram por forçar as fronteiras romanas e se abrigar dentro dos territórios do império, isso foi fácil já que as fronteiras estavam completamente desguarnecidas. Por volta do século V, estes povos se estabeleceram e criaram vários reinos dentro do império.

Vict0rSilva: vlw
Perguntas similares