8)“A expansão territorial causou profundas transformações na sociedade romana. As regiões conquistadas foram divididas em províncias e deviam pagar tributos ao governo romano. Assinale a alternativa incorreta. * A conquista de novas terras também aumentou o número de proprietários. Parte dos plebeus enriqueceu com o comércio, com a cobrança de impostos em nome do governo e com a posse de novas terras”. Muitos plebeus eram pequenos proprietários rurais. Quando eram obrigados a participar das campanhas militares, deixavam suas terras praticamente abandonadas; assim, a produção diminuía drasticamente.” A conquista de novas terras diminuiu o número de proprietários
Respostas
Resposta:
Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo. A ampliação da oferta de escravos estabeleceu um aumento da oferta de alimentos. Paralelamente, generais e magistrados se beneficiavam com a administração e a tributação das novas províncias.
O controle dos patrícios sobre o Senado fez com que essa classe ficasse ainda mais enriquecida com a ampliação de suas propriedades e a larga utilização da mão de obra escrava. Apesar de gerar uma incrível produção de riquezas, essa nova realidade prejudicou imensamente os pequenos proprietários, que não conseguiam competir com o preço dos alimentos oferecidos pelos patrícios. Por outro lado, vários plebeus perderam oportunidade de emprego com o uso dos escravos.
Explicação: