Senhora
Convencida de que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão.
Assim costumava ela indicar o merecimento de cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem financeira, Aurélia cotava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.
Uma noite, no Cassino, a Lísia Soares, que fazia-se íntima com ela, e desejava ardentemente vê-la casada, dirigiu-lhe um gracejo acerca do Alfredo Moreira, rapaz elegante que chegara recentemente da Europa:
– É um moço muito distinto, respondeu Aurélia sorrindo; vale bem como noivo cem contos de réis; mas eu tenho dinheiro para pagar um marido de maior preço, Lísia; não me contento com esse.
Riam-se todos destes ditos de Aurélia, e os lançavam à conta de gracinhas de moça espirituosa; porém a maior parte das senhoras, sobretudo aquelas que tinham filhas moças, não cansavam de criticar desses modos desenvoltos, impróprios de meninas bem-educadas.
ALENCAR, José de. Senhora. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2020. Fragmento. (P110806I7_SUP)
(P110806I7) Um aspecto do contexto histórico do Romantismo em evidência nesse texto é
a apresentação dos valores nacionais.
a crítica aos arranjos matrimoniais.
a exaltação da vida urbana.
a referência à ascensão da burguesia.
a valorização das relações familiares.
matheusbispo2013:
a critica de arrajos
Respostas
respondido por:
31
Resposta:
D- a referência à ascensão da burguesia
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
e
Explicação:
confia
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás