Em 1989 ocorre a Queda do Muro de Berlim. Construído em 1961 no auge da Guerra Fria, sua queda representou: *
1 ponto
A) A representação simbólica do fim da bipolaridade que dividiu o mundo durante a Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. A União Soviética seria dissolvida, de fato, em 1991, marcando o fim de uma era geopolítica marcada por disputas ideológicas entre as duas superpotências.
B) Representou a reestruturação da Alemanha e sua reunificação nos anos seguintes. Sua construção, no auge da Guerra Fria pela Alemanha Ocidental, era uma forma de impor sanções econômicas ao lado soviético, com o objetivo de sufocar sua economia.
C) Determinou a descontinuidade do bloco soviético, o Muro de Berlim era a última barreira para transpor e por fim à expressão criada por Winston Churchill. Era a representação da última barreira econômica entre a Europa Ocidental e Oriental
D) Sua queda, sobre pressão, impulsionou a queda de todos os regimes soviéticos vigentes na Europa. A queda do Muro de Berlim teve repercussão para além da Europa, sendo uma das principais causas da queda do regime cubano e a deposição de Fidel Castro.
Respostas
respondido por:
36
Acertei no Classroom!!!!
Resposta:
1- A
A representação simbólica do fim da bipolaridade que dividiu o mundo durante a Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. A União Soviética seria dissolvida, de fato, em 1991, marcando o fim de uma era geopolítica marcada por disputas ideológicas entre as duas superpotências.
2- C
Com o fim da Era Brejenev (1964-1983) a economia planificada mostrava resultados pífios, diante de uma grande expansão tecnológica e econômica ocidental. Ao assumir o poder, Gorbatchev, propôs mudanças econômicas, como uma abertura econômica da economia soviética
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás