• Matéria: ENEM
  • Autor: gucorinthiano2015
  • Perguntado 5 anos atrás

Faça uma redação com o tema sugerido:extinção e poluição ameaça biodiversidade.nela não se esqueça de expor sua opinião,de como essa situação ameaça a extinção das espécies no nosso pais e,a importancia da preservação ambiental.

Anexos:

Respostas

respondido por: eloisagoldoni19
2

resumo:

A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos. A sociedade moderna - particularmente os países ricos - desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção.

Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caçado até o limiar da extinção. A introdução de espécies animais e vegetais em diferentes ecossistemas também pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma área, região ou país.

Não há uma definição consensual para o termo Biodiversidade. Biodiversidade como «variedade de vida», compreendendo toda a variedade de formas de vidas existentes na Terra .

O que poucos sabem é que diversidade é a principal característica que determina a capacidade de sobrevivência a de um sistema durante e após um período de adversidade. Quando isso acontece, alguns alertas são possíveis de serem observados, como a extinção de determinadas espécies ou o desequilíbrio entre épocas de chuvas e secas . Mesmo sabendo da importância de se estudar a diversidade da vida em todos seus níveis, a diversidade de espécies é certamente o item mais conhecido e estudado. Atualmente acredita-se que a capacidade de intercruzamento ou da troca de combinação genética entre indivíduos, em condições normais, é a principal característica de separação entre espécies.

Para se caracterizar a diversidade de espécies de um determinado local, a maneira mais simples é contar ou listar as espécies existentes. Esta contagem é chamada de riqueza de espécies. Porém, para algumas plantas e micro-organismos o que contamos são formas distintas e não exatamente espécies biológicas. Portanto, a diversidade de espécies apresenta significados diferentes para animais, plantas e micro-organismos.

Biodiversidade atual

Os critérios avaliados são o número de espécies de plantas endêmicas4 e o número total de espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O conhecimento do homem sobre as espécies que coexistem na Terra é ainda muito incipiente. As estimativas científicas sobre o número de espécies variam de 2 a 100 milhões, contudo, a maioria dos estudos aceita o número de 10 milhões como o mais próximo da realidade. A figura a seguir demonstra algumas estimativas numéricas acerca de espécies catalogadas em diferentes bancos de dados e projeções numéricas de espécies a serem descritas.

Explicação:

n sabia quantas linhas precisava ent eu fiz esse ;-;

me segue no insta ai favor @eloisa_goldoni


eloisagoldoni19: desculpa ae se o texto e grande ;-;
gucorinthiano2015: Obg ja estou te seguindo
eloisagoldoni19: dnd
Perguntas similares