• Matéria: Química
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

o que foi ou oque era atômisticas? Que concepção era esta?​

Respostas

respondido por: Gustavohencost
0

Resposta:

oi eu não sei me desculpa sou uma professora

respondido por: emilysousa416
1

Resposta:

Boa tarde, tudo bem??

A atomística é a parte da Química que trata do estudo do átomo e suas características. Cabe a esse segmento definir a estrutura atômica, bem como o histórico de elaboração dos nossos modelos atômicos, os tipos de semelhanças entre os átomos, a representação dos elementos químicos e as notações envolvidas.

Estudo do átomo

átomos são maciços e esféricos como uma bola de bilhar;

são indivisíveis;

um elemento químico é um conjunto composto por várias unidades de um mesmo tipo de átomo;

os elementos químicos diferentes apresentam propriedades distintas;

dois átomos podem ser diferenciados pelo seu peso relativo;

Núcleo

O modelo atômico de Bohr nos explica que todos os diferentes tipos de átomo têm a mesma estrutura básica. A parte central é chamada de núcleo atômico, composto por:

prótons, partículas com carga positiva com massa aproximada de 1.837 vezes a massa do elétron;

Eletrosfera

A eletrosfera é uma região ao redor do núcleo na qual os elétrons orbitam. Ela é dividida em sete camadas identificadas por letras nomeadas de K a Q, da mais próxima até a mais distante do núcleo. Elas têm diferentes níveis energéticos crescentes conforme se afastam do núcleo.

Elétron

O elétron é a partícula subatômica mais leve (por isso a massa dele é considerada nula, praticamente zero), com carga negativa. Nos átomos neutros, o número de elétrons é igual ao número de prótons.

Características do átomo

As características do átomo são determinadas, praticamente na sua totalidade, pela quantidade de partículas que possuem. Para entendê-las, precisamos falar sobre alguns tópicos. Confira!

Representação dos átomos

Para caracterizar os átomos, a representação é parecida com a do sistema solar. No lugar central está o núcleo, com prótons e nêutrons. Ao redor, estão as várias camadas eletrônicas, com elétrons. Veja uma imagem que representa um átomo de Hélio.

Elemento químico

Os elementos químicos são agrupamentos de átomos com o mesmo número de prótons. Eles são os constituintes mais básicos de todas as substâncias.  

De acordo com a definição oficial da IUPAC (União Internacional de Química pura e Aplicada), cada elemento é representado da seguinte forma:

o símbolo químico do elemento (H para Hidrogênio, He para Hélio e assim por diante);

um número no canto inferior esquerdo que representa o número de prótons;

um número maior no canto superior esquerdo que representa a soma do número de prótons com o número de nêutrons.

Íons

Os átomos têm elétrons se movimentando o tempo todo pela eletrosfera, nas camadas, perdendo e ganhando energia enquanto “pulam” entre elas.

Cada camada comporta um número máximo de elétrons, conforme a distribuição abaixo:

camada K — 2 elétrons;

camada L — 8 elétrons;

camada M — 18 elétrons;

camada N — 32 elétrons;

camada O — 32 elétrons;

camada P — 18 elétrons;

camada Q — 8 elétrons.

Exemplos:

O Sódio (Na), quando está neutro, tem 11 elétrons, distribuídos assim:

camada K — 2 elétrons;

camada L — 8 elétrons;

camada M— 1 elétron.

Semelhança de átomos

Um outro ponto que a atomística estuda é a semelhança dos átomos. Ela acontece quando há diferentes átomos com mesmo número de prótons, elétrons ou nêutrons.

Isótopos

São átomos com mesmo número de prótons (Z). Nesse caso, seu número de massa (N) é diferente, por terem mais ou menos nêutrons. Vários elementos aparecem na natureza com diferentes isótopos, e muitos deles emitem algum tipo de radiação, como o Carbono 14, que é um isótopo radioativo do Carbono 12.

Isóbaros

Os isóbaros são elementos químicos diferentes, mas com mesmo número de massa (N). Por exemplo o 614C e o 714N.

Isótonos

Os isótonos têm mesmo número de nêutrons, com número atômico diferente (Z). São exemplos o Boro (511B) e o Carbono (612C). Se fizermos a subtração entre A e Z, veremos que ambos têm 6 nêutrons.

Isoeletrônicos

Por último, temos os isoeletrônicos. Eles podem ser cátions e ânions que têm o mesmo número de elétrons e, portanto, a mesma configuração eletrônica. Por exemplo, o 1939K+ e o 2040Ca2+ são íons isoeletrônicos, pois ambos têm 38 elétrons

Espero ter ajudado!


Anônimo: krai vlw obrigadão
Perguntas similares