7) O dia 9 de Janeiro de 1822 representou um marco importante para o que iria ser meses
depois a Independência do Brasil. O que representou esse dia?
(a) A volta de D. João para Portugal.
(b) A Independência dos Estados Unidos.
(c) O dia do fico de D. Pedro no Brasil.
(d) A Proclamação da República Brasileira.
Respostas
Resposta:
Alternativa C) O dia do Fico de D. Pedro no Brasil
Explicação:
O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no país após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.
O Dia do Fico ocorreu quando Dom João VI, após retornar para Portugal, recomendou que seu filho também voltasse para a Coroa Portuguesa com o intuito de terminar sua preparação acadêmica. No entanto, essa estratégia tinha como objetivo recolonizar o Brasil.
O Dia do Fico
A vinda da família real para o Brasil proporcionou a aquisição de diversas liberdades comerciais. A elite agrária, ao perceber a tentativa de submissão do país aos interesses de Portugal e prevendo a perda dos direitos adquiridos, recebeu a notícia da ordem de retorno com desconfiança. A aristocracia agrária passa, então, a articular um movimento pela permanência de D. Pedro. Foram recolhidas oito mil assinaturas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – estados do Brasil onde a nata econômica ficava.
Em 9 de janeiro de 1822, as assinaturas foram entregues por José Clemente Pereira, presidente do Senado, a D. Pedro I e este decidiu continuar no Brasil. Nesse momento, pronunciou a histórica frase:
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico"
Esta, então, é a data considerada como o Dia do Fico. O dia marcou a adesão do príncipe aos ideais libertários e colaborou com luta pela independência do Brasil, que se concluiu em 22 de abril de 1822.