Por que Gramática Gerativa? Porque permite, a partir de um número limitado de regras, gerar um número infinito de sequências que são as frases. Estamos diante de uma linguística onipotente, com um conjunto infinito de frases e um falante ideal. (ORLANDI, Eni Puccinelli. O que é linguística?. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009). Sobre a linguística gerativa de Noam Chomsky, assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta corrente teórica.
ALTERNATIVAS
O gerativismo chomskyano significou a rejeição ao modelo behaviorista de estudo da linguagem.
Para o Behaviorismo, a linguagem é um fenômeno externo ao indivíduo, ou seja, ela é aprendida por meio de condicionamento social, mediante respostas produzidas pelo organismo, através de estímulos.
A criatividade humana no uso da linguagem, independente do seu nível de estudos, é uma característica do gerativismo de Noam Chomsky.
A base teórica principal da corrente linguística gerativista é desconsiderar falantes analfabetos, pois estes não têm condições de criar frases novas e, por isso, considera somente os clássicos da literatura, por causa do seu alto nível intelectual e sua capacidade de criar frases novas, ainda inexistentes nos dicionários.
Para Chomsky, o comportamento linguístico dos indivíduos é considerado inato, genético e interno ao organismo humano, ou seja, não é determinado pelas condições exteriores, tal como defendida pelos behavioristas.
Respostas
respondido por:
4
A base teórica
principal da corrente linguística gerativista é desconsiderar falantes
analfabetos, pois estes não têm condições de criar frases novas e, por
isso, considera somente os clássicos da literatura, por causa do seu
alto nível intelectual e sua capacidade de criar frases novas, ainda
inexistentes nos dicionários.
ednodossantos:
concordo resposta D
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás