As terapias utilizando técnicas de massagens têm indicações específicas e devem respeitar as alterações e/ou disfunções apresentadas pelo indivíduo que será tratado. Dentre as principais disfunções podemos citar o edema, que ocorre em virtude do acúmulo de líquido derivado do plasma sanguíneo no espaço intersticial e pode trazer desconfortos estéticos e funcionais, como consequência do acúmulo de fluidos corporais.
LIMA, Silvana Gozzi Pereira; GOZZI, Suzyane Dianin. Técnicas de massagem. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com embasamento científico, no que se refere à fisiopatologia da formação do edema tecidual, responda as questões a seguir:
a) Descreva como o desequilíbrio entre as pressões vasculares hidrostática e oncótica influenciam no aparecimento do edema tecidual.
b) Sabendo que o acúmulo de líquido no espaço intersticial pode ser classificado como edema transudativo e edema exsudativo, diferencie-os quanto à constituição do líquido acumulado.
Respostas
Resposta:
paginas 46 e 47 da apostila encontra as respostas claras e precisa.
Explicação:
Resposta: a) Entretanto, o edema ocorre devido à quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do
volume de líquido no espaço intersticial. Segundo Starling (1896), que descreveu fisiologicamente as
forças que controlam o movimento de fluidos ao longo do leito capilar, o fluxo dos fluidos depende da
permeabilidade da parede capilar e da diferença entre as variáveis da pressão hidrostática e da pressão
oncótica ao longo do leito capilar.
b) O transudato ocorre pela a diminuição da pressão oncótica e aumento da pressão hidrostática e é um líquido pobre em proteínas; o exsudato ocorre por aumento da permeabilidade vascular, sendo um líquido turvo e rico em proteínas, rico em células e, principalmente, células inflamatórias