• Matéria: História
  • Autor: Carain
  • Perguntado 5 anos atrás

URGENTE!!!!!!ME RESPONDAM POR FAVOR
De acordo com a leitura dos trechos da Constituição e seus estudos, responda:

1. O que estabelece o texto constitucional em relação aos direitos e aos deveres dos indivíduos?

2. E em relação ao racismo?

3. De que maneira o texto constitucional se contrapõe ao AI-5?

4. Conforme estudamos, as constituições brasileiras até a década de 1960 não trataram dos indígenas, dei-xando-os de fora de seus textos. Em contrapartida, a Constituição de 1988 estabeleceu direitos e garan-tias aos povos indígenas brasileiros. Quais foram esses direitos e essas garantias?

Respostas

respondido por: danielataveirapchnuk
59

Explicação:

1. Estabelece uma série de direitos, garantias e deveres individuais e coletivos. Dentre esses direitos, podemos citar o direito à liberdade de expressão, de comunicação, de livre manifestação do pensamento, o direito à moradia, à saúde e educação proporcionadas pelo Estado, a proteção e inviolabilidade da propriedade privada.

2. O problema não se restringia apenas à questão racial, por isso, foram atribuídos direitos iguais e racismo foi considerado crime.

3. O Ato Institucional número 5(AI-5) foi a norma que marcou o endurecimento da Ditadura Militar, por meio desse ato, militares tinham carta branca para perseguir todos os opositores do regime, ampliando a repressão e a tortura de indivíduos, no texto o que se presa é a igualdade social e não a superioridade de um grupo social ou político.

4. A Constituição de 1988 reconheceu que as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios como direitos originários, consagrando o indigenato, reconhecendo que as comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, dando status constitucional à capacidade processual aos indígenas.

é isso, espero ter ajudado :)

respondido por: lucasnmattos
4

1. A Constituição brasileira de 1988 estabelece que todos os cidadãos tem os mesmos direitos e deveres, sendo exemplos de direitos à propriedade privada, liberdade de expressão e moradia, e de deveres o respeito às diferenças.

2. O racismo foi considerado crime no país.

3. O Ato Institucional 5 estabelecia um maior poder para um certo grupo, os militares, enquanto a nova Constituição estabelece direitos iguais para todos os cidadãos.

4. A nova Constituição reconhece direitos históricos dos povos originários, como a demarcação de terras e reconhecimento de sua importância para a constituição da sociedade brasileira.

A Constituição brasileira de 1988

A Constituição de 1988 se apresenta como um dos grandes símbolos da redemocratização brasileira. Foi um documento cunhado no período imediatamente após a Ditadura Militar do país, e por isso foi altamente influenciada pelo desejo de liberdade da população.

Sendo assim, foram reconhecidos direitos como a liberdade de expressão, além do fim a repressão a grupos como os movimentos sociais de esquerda.

Questões como o racismo e a desigualdade de gênero também foram incluídas no documento, como forma de garantir direitos individuais e sociais.

Para saber mais sobre a Constituição de 1988, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/47001512

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares