1) De acordo com nossos estudos sobre resistência africana, a região do Congo, colonizada pela Bélgica, foi chamada, contraditoriamente, de: *
1 ponto
a) Estado Livre do Congo, pois o rei Leopoldo II da Bélgica assim o intitulou quando passou a ser soberano da região, em 1885.
b) República Democrática do Congo, assim chamado pelo rei Filipe da Bélgica.
c) República Democrática do Congo, assim denominado pelo rei João VI, da Bélgica, a partir de 1899.
d) Congo Democrático, chamado assim pelo rei Charles, da Bélgica, que passou a controlar a região a partir de 1879.
2) Sobre a presença inglesa na região da África, durante o Imperialismo, o que os britânicos fizeram no Egito, na década de 1880? *
1 ponto
a) construíram o Canal de Suez, para facilitar o acesso à Índia, desenvolvendo o comércio com o Oriente.
b) os britânicos estabeleceram um protetorado, aproveitando-se do endividamento do governo egípcio por ocasião da construção do Canal de Suez.
c) conservaram as pirâmides do Egito, na tentativa de aumentar o fluxo de turismo local, cobrando pedágio pela passagem no Canal de Suez, que liga Europa com a América.
d) invadiram e destituíram o Califa Halabe, que estava no poder há mais de 30 anos.
Respostas
Resposta:
1- a) Estado Livre do Congo, pois o rei Leopoldo II da Bélgica assim o intitulou quando passou a ser soberano da região, em 1885.
2- b) os britânicos estabeleceram um protetorado, aproveitando-se do endividamento do governo egípcio por ocasião da construção do Canal de Suez.
1. Letra A: acerca resistência africana, mais especificamente sobre a região do Congo, colonizada pela Bélgica, conclui-se que a região foi ironicamente chamada de Estado Livre do Congo, pois o rei Leopoldo II da Bélgica assim o intitulou quando passou a ser soberano da região, em 1885.
O rei belga Leopoldo II desejava extrair as riquezas do então chamado Estado Livre do Congo. E é exatamente isso o que ele foi buscar lá: riquezas, o que gerou a ele o acúmulo de muito dinheiro para a época.
Ele governava com mãos de ferro, e seus soldados matavam indiscriminadamente a população civil, além de forçá-los ao trabalho - escravizando-os, para falar o português claro. Essas consequências foram desastrosas para os congoleses, alguns estimam que tenham sido assassinadas de 1 a 15 milhões de pessoas.
2. Letra B: já sobre a presença inglesa na região da África dos Ingleses no Egito, é correto apontar que os britânicos estabeleceram um protetorado, aproveitando-se do endividamento do governo egípcio.
Português aula 139 1-D 2-C
Matemática aula 142 1-B 2-D
Geografia aula 82 1-C 2-A
Historia aula 87 1-A 2-B
Ciências aula 87 1-B 2-B