1) As alterações cromossômicas podem ser classificadas em numéricas, em que há alteração no número de cromossomos de célula, e estruturais, em que há alteração na forma ou no tamanho de um ou mais cromossomos da célula. As alterações numéricas são, ainda, subdivididas em aneuploidias e euploidias. Sobre as aneuploidias é correto afirmar. *
a) As alterações cromossômicas ocorrem em consequência à falta ou excesso de cromossomos nas células, denominadas de aneuploidias.
b) As alterações cromossômicas ocorrem em consequência à falta ou excesso de cromossomos nas células, denominadas de euploidias.
c) As alterações cromossômicas só ocorrem em consequência ao excesso de cromossomos nas células, denominadas de aneuploidias
d) As alterações cromossômicas só correm em consequência ao excesso de cromossomos nas células, denominadas de euploidias.
2) Observe a Figura 1. Nela está representada um cariótipo de um indivíduo que apresenta Síndrome de Down, uma alteração cromossômica numérica. Em relação a essa síndrome, podemos afirmar que: *
a) é causada pela presença de 3 cromossomos 21 e transmitida sempre pela mãe.
b) é causada pela presença de 3 cromossomos 21 e transmitida sempre pelo pai.
c) é causada pela presença de 3 cromossomos 21 e transmitida por qualquer um dos pais.
d) é causada pela ausência de um cromossomo sexual X ou Y.
Respostas
Resposta:
1 a)
2 c)
Explicação:
01) Sobre as alterações cromossômicas numéricas, também chamadas de aberrações cromossômicas, são as aneuploidias estando correta a alternativa A.
As aneuploidias são as alterações cromossômicas numéricas que alteram um ou mais pares cromossômicos sem alterar todo o cromossomo, ele ocorre em apenas uma parte, sem que toda a estrutura seja danificada.
Podem existir aneuploidias:
- trissômicas (2n+1): Quando o par possui uma cromossomo a mais.
- monossômicas (2n-1): Quando o par perdeu um cromossomo.
- nulissômicas (2n-2): sem o par.
Esses erros ocorrem na divisão celular ainda dos pares sexuais, antes mesmo da fecundação. Ou podem o ocorrer durante as múltiplas mitoses após a fecundação.
02) A Síndrome de Down é um tipo de aneuploidia do cromossomo 21, também chamada trissomia do cromossomo 21, podendo ser transmitida por qualquer um dos parentais. Alternativa C.
A síndrome de Down é um tipo de alteração cromossômica numérica chamada de trissomia, ela ocorre ainda na fecundação, onde um dos gametas (ou feminino, ou masculino) vem com um par de cromossomos ao invés de ser uma célula haploide.
Essa síndrome possui características físicas específicas e pode ser diagnosticada ainda durante a gestação. Ela não possui alteração nos genes sexuais do indivíduo portador, mas pode levar a infertilidade devido a baixa maturação dos órgãos sexuais.
Veja mais sobre a síndrome de Down em: https://brainly.com.br/tarefa/7189901