Respostas
Resposta:
me manda a foto pfvvv, irei até ajudar
Resposta:
Governança de TI e governança corporativa são aspectos centrais para uma empresa hoje em dia. O problema é que a aparente similaridade de ambas as expressões faz com que muitos acreditem tratar-se da mesma coisa, o que não é verdade. Governança de TI é diferente da corporativa e você precisa saber disso para entender qual delas sua empresa precisa.
Para explicar essa questão e tirar qualquer dúvida que possa existir, vamos esmiuçar o significado de cada um dos termos e mostrar como são úteis na prática. Neste artigo, explicaremos quais são os conceitos e diferenças entre governança de TI e corporativa, os benefícios de cada uma e como esses dois conceitos podem gerar vantagens competitivas.
Ao final, você terá muito mais clareza e estará apto para aplicá-lo no dia a dia da sua organização. Acompanhe!
O que é governança corporativa?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), seu conceito pode ser definido como “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Calma, calma! Vamos sair da conceituação formal e trazer a definição para um nível mais concreto. Em linhas gerais, o que o IBGC quer dizer que a governança corporativa é um conjunto de boas práticas e diretrizes de gestão que fazem a empresa se desenvolver de maneira mais saudável, mais sustentável.
Dentro desse grupo de ações e diretrizes, podemos citar ações práticas, como redigir um código de ética, manter transparência nas decisões estratégicas e implementar contabilização (prestação de contas de maneira detalhada e clara).
A governança corporativa também incentiva a equidade de tratamento entre funcionários, colaboradores, investidores e outros stakeholders, além de ações visando responsabilidades social e corporativa.
Explicação: