• Matéria: História
  • Autor: leonicerebuli
  • Perguntado 5 anos atrás

"Quais são as perspectivas de uma apreciação realista da revolução de Castro, em Cuba, se a considerarmos, unicamente, como manifestação do ‘comunismo internacional’ e não a relacionarmos com os movimentos paralelos em outras regiões do mundo subdesenvolvido, ou com a longa e intrincada história das relações entre os EUA e Cuba desde 1901?" Considerando o texto, qual a preocupação fundamental de G. Barraclough em relação ao estudo da Revolução Cubana?

Respostas

respondido por: WiallaFarias
0

Conforme indica o texto, o autor Geoffrey Barraclough considera que a Revolução Cubana não pode ser analisada apenas pela questão internacional do movimento comunista, necessitando também da análise do contexto da Guerra Fria e de diversos movimentos sociais e políticos e da ação imperialista dos Estados Unidos na América Latina.

A Revolução Cubana

Este movimento foi liderado por Fidel Castro, de 1953 a 1959, e por meio de uma guerrilha buscava derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, instalada no país desde 1952 após um golpe militar.

A revolução foi caracterizada por ser um movimento armado, e que conquistou o apoio de setores cubanos civis. Com a vitória de Fidel, o novo governo se assumiu como socialista, chegando a participar da Guerra Fria.

Confira mais informações sobre a Revolução Cubana aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/1396567

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares