A Pesquisa Nacional "Diversidade na Escola Sumario Executivo", promovida pelo Ministério da Educação - MEC - por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SACAD - e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, objetivou responder a um fato que já se cogitava nas comunidades. Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA:
a) Historicamente, não existe racismo no Brasil, pois praticamente a totalidade dos entrevistados da pesquisa jamais praticaram atos discriminatórios por cor e raça.
b) Nas escolas em que há práticas preconceituosas e discriminatórias, há maior tendência para o baixo rendimento escolar.
c) A discriminação não possui relação alguma com o desempenho escolar no Brasil, pois o Brasil é um país inclusivo e livre de práticas discriminatórias.
d) Políticas inclusivas devem ficar a encargo das famílias, cabendo aos pais educarem os seus filhos para práticas não discriminatórias, uma vez que o espaço escolar deve ser adstrito ao ensino.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
Uma pesquisa relevante para este estudo, promovida pelo Ministério da
Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SACAD) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira, é a Pesquisa Nacional “Diversidade na Escola Sumário
Executivo”, que objetivou responder o que já se cogitava nas comunidades, a
respeito da discriminação e sua relação com o desempenho escolar dos alunos.
Os resultados demonstraram que nas escolas em que há práticas preconceituosas
e discriminatórias há maior tendência para o baixo rendimento escolar. De acordo
com Brasil (2009, p. 12)
Resposta:
A resposta Correta é a B
Explicação:
De acordo com a pesquisa Nacional "Diversidade na Escola" constatou o baixo índice de aprendizagem, rendimento, devido há práticas preconceituosas e discriminatórias.