• Matéria: História
  • Autor: liviaterezinha
  • Perguntado 5 anos atrás

Aponte uma característica positiva e uma negativa dos Jesuítas para com os indígenas no Brasil.

Respostas

respondido por: annajuliaassisous90w
1

Resposta:

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial. Os principais centros de exploração colonial contavam com colégios administrados dentro da colônia. Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado às escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.

Explicação:

respondido por: franciscapiedade27
2

Resposta:

Jesuítas

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.

Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao submeterem as populações aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populações nativas do território. Além disso, submetiam os mesmos a uma rotina de trabalho que despertava a cobiça dos bandeirantes, que praticavam a venda de escravos indígenas.

Explicação:

espero ter ajudado você meu amozinho

Perguntas similares