Respostas
Resposta: A Primeira República é o período da história do Brasil que aconteceu de 1889 a 1930, tendo sido iniciado com a Proclamação da República que aconteceu em 15 de novembro de 1889 e encerrou-se com a deposição de Washington Luís como consequência da Revolução de 1930. Esse período é conhecido por muitos como República Velha, mas entre os historiadores o termo utilizado para referir a esse período é Primeira República.
Acesse também: A história de vida de uma das principais personagens da história do Brasil
Proclamação da República
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político fazendo com que esse regime se tornasse impopular entre as elites do Brasil. Os militares, insatisfeitos com a monarquia há tempos, e uma parcela da sociedade civil, sobretudo os oligarcas paulistas, organizaram um movimento para derrubar a monarquia.
Em 15 de novembro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, os militares destituíram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Ao longo do dia, as movimentações políticas levaram José do Patrocínio a proclamar a República na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Isso marcou o início da Primeira República Brasileira.
Resumo
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1930.
A posse de Getúlio Vargas como presidente, após a Revolução de 1930, marcou o fim desse período.
A política dos governadores e a política do café com leite eram práticas importantes desse período.
A Primeira República pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica.
Outras características importantes desse período foram mandonismo, clientelismo e coronelismo.
O Convênio de Taubaté foi um acontecimento importante, pois garantiu os interesses dos cafeicultores paulistas.
Espero ter ajudado. :)