O abacaxizeiro é, praticamente, cultivado em todos os estados brasileiros. Na década de 90, a abacaxicultura brasileira experimentou um crescimento expressivo, tanto na área plantada como no volume produzido, expandindo-se, também, em regiões que antes não se caracterizavam como grandes produtores, como é o caso dos estados do Pará, Paraíba e São Paulo, que correspondem juntos por 60% da produção brasileira aproximadamente. Embora possua grande apelo econômico pelas receitas obtidas na comercialização destes frutos, a cultura é fortemente acometida por inúmeras doenças que dificultam e em muitas ocasiões limitam a exploração econômica do abacaxizeiro (VENTURA; GOES, 2016).
VENTURA, J.A.; DE GOES, A. Doenças do Abacaxi. In: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando; CAMARGO, L.E.A. (Ed.). Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2016. Cap. 2. p. 9-16.
Com relação as doenças do abacaxi, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Dentre as principais doenças destaca-se a ____________, causada pelo vírus Pineapple mealybug wilt-associated virus – PMWaV, é uma das doenças mais importantes da cultura, estando presente em todas as regiões produtoras do mundo, causando perdas de até 80% na produção de frutos de abacaxi. Os sintomas típicos da doença são bronzeamento das folhas centrais e murcha das folhas mais velhas, as quais curvam-se e secam do ápice para a base. Já em relação a ____________, causada pelo fungo Fusarium guttiforme, é a principal doença da cultura. O fungo pode infectar mudas, plantas, inflorescências e frutos, ou sejam, podem influenciar tanto o desenvolvimento das plantas no campo quanto à produção obtida. Vale destacar que as plantas originadas de mudas infectadas podem apresentar sintomas característicos como: morte do ápice, encurtamento do talo, enfezamento da planta, curvatura do talo, clorose das folhas, morte da planta e odor de fermentação que exala dos tecidos infectados, quando em decomposição. Outra doença importante que pode provocar inúmero prejuízos na cultura é a ____________, causada pelo agente etiológico Ceratocystis paradoxa. Os sintomas típicos da doença são o apodrecimento do fruto, geralmente na base daqueles maduros e há produção de um agradável cheiro etéreo devido à fermentação da glicose.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
Fusariose / Murcha do abacaxizeiro / Podridão negra dos frutos.
b.
Podridão negra dos frutos / Fusariose / Murcha do abacaxizeiro.
c.
Murcha do abacaxizeiro / Fusariose / Podridão negra dos frutos.
d.
Podridão negra dos frutos / Murcha do abacaxizeiro / Fusariose.
e.
Murcha do abacaxizeiro / Podridão negra dos frutos / Fusariose.
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
Murcha do abacaxizeiro / Fusariose / Podridão negra dos frutos. Correto
Explicação:
respondido por:
5
Resposta:
Murcha do abacaxizeiro / Fusariose / Podridão negra dos frutos
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás