Respostas
Resposta:
O livro "Orgulho e Preconceito", de autoria concedida a Jane Austen, traz a figura literária de Mr. Bennet, que tem como principal paixão o acervo de obras em sua biblioteca e passa a maior parte de seu tempo enriquecendo seu repertório literário. A atual realidade brasileira, porém, se distancia demasiadamente do hábito da leitura, o que é evidenciado pela falta de incentivo educacional, bem como os preços elevados das obras literárias nas livrarias do país.
Sob primeira análise, deve ser observado o quadro educacional brasileiro, visto que, segundo pesquisas do IBOPE, o Brasil ocupa o 88° lugar no ranking mundial de educação, o que certamente desqualifica o país no âmbito da leitura, pois sabe-se que esta prática torna o indivíduo crítico do mundo em que vive, garantindo seu maior desempenho intelectual, da mesma forma que Kant exemplifica em sua fala "O homem é aquilo que a educação faz dele". Portanto, as escolas públicas de ensino básico, desde cedo, devem implementar táticas visando a leitura regular dos alunos por todo o período de matrícula escolar.
Ademais, as livrarias particulares do país, incluem frequentemente em suas prateleiras, exemplares cada vez mais caros, com preços em torno de R$ 40,00 ou até R$ 70,00 em obras de caráter literário, e dessa forma, indivíduos que, mesmo não recebendo incentivo da escola ou de seu meio social e despertam interesse próprio, não possuem acesso a leitura facilmente, em especial aqueles vivem em condições econômicas baixas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A Secretaria da Cultura de cada município deve garantir que, no mínimo uma vez por semana, as escolas públicas realizem clubes de leitura com seus acervos próprios, eventos que dêem o poder de escolha da leitura semanal aos alunos. Além disso, as livrarias devem expandir suas lojas, sobretudo em locais marginalizados, e criar um "cupom-desconto", que a partir da análise da renda familiar do indivíduo, é concedido um desconto proporcional a ela, a fim de que os brasileiros, democraticamente, enriqueçam seu intelecto a partir da leitura assim como Mr. Bennet.
Explicação:
O hábito de leitura para enriquecer o conhecimento é uma ação que assim como qualquer outra deve ser praticada gradativamente.
Ou seja, não se deve impor essa ação e querer ser um especialista de imediato nesse hábito de leitura.
Por isso, deve começar com hábitos curtos, porém contínuos de leitura, o que fará que um hábito simples e pequeno, gradativamente se torne um hábito consolidado.
Logo, por meio de hábitos contínuos pode-se adquirir o hábito de leitura.
Bons estudos!