Sobre o pensamento de Descartes em relação ao indivíduo e o mundo, verifique as alternativas a seguir e assinale a CORRETA. ( ) Para Descartes (2016), o pensamento é a condição de nossa existência. Essa afirmação decorre da tentativa do autor em responder uma das questões essenciais que perpassam a existência humana: como é possível ter certeza indubitável acerca de algo? ( ) Descartes (2016) percebe que todas as verdades instituídas são passíveis de dúvida, sendo, portanto, insuficientes em sua indubitabilidade. Entretanto, o autor nos alerta de um detalhe essencial relativo ao processo de desenvolvimento de sua investigação. ( ) A dúvida é oriunda da capacidade de pensar e, se somos capazes de pensar, refletir, questionar e inclusive pôr em xeque nossa própria existência, isso significa afirmar que existe algo que pensa. Após esse longo processo, o autor conclui: se duvido, logo penso; se penso, logo existo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
É correta a alternativa A.
Explicação:
O enunciado desta questão não faz o menor sentido, posto que se trata de uma questão de V ou F.
De qualquer modo, as três afirmativas são verdadeiras. Ao procurar uma verdade indubitável, Descartes chega ao fato de que pensa, de modo que é com isto que fundamenta a existência necessária de, pelo menos, a sua mente.
Também acredita que tudo o que foi instituído por outros como verdade é passível, para mim, de dúvida, de modo que não devo aceitar como certo nada que eu mesmo não possa provar como certo.
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás