• Matéria: História
  • Autor: juliacoloneti
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia atentamente a passagem. Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais. SHAKESPEARE, W. Hamlet. O trecho exprime a caracterização do movimento humanista que também pode ser a manifestação do Renascimento vivenciado pelos homens a partir do século XV. A leitura historicamente contextualizada da passagem permite afirmar que a expressão:


“a beleza do mundo” significa que a valorização do sentimento cristão, na época medieval, estava ligada ao desenvolvimento da arte e da cultura.

“tão vário na capacidade” significa que o movimento humanista nas artes, nas ciências, nas letras e na filosofia conduziu a um “desabrochar da vida”, afirmando futuros valores burgueses.

“no entendimento é como um Deus” significa que o humanismo valorizava o movimento intelectual medieval.

“que obra de arte é o homem” significa que o homem foi criado por Deus e por isso havia uma sociedade teocêntrica.

Respostas

respondido por: franciscapiedade27
1

"Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais." (SHAKESPEARE, William. HAMLET

por favor marca como melhor


juliacoloneti: que?
Perguntas similares