“Em primeiro lugar, é estranhável que alguém prefira supor que esses lugares comuns arquiconhecidos sobre a Idade Média e sobre o mundo antigo sejam ignorados por alguma pessoa. Deve ser claro que a Idade Média não podia viver do catolicismo, nem o mundo antigo da política. A forma e o modo como eles ganhavam a vida explica, ao contrário, por que aqui a política, lá o catolicismo, desempenhava o papel principal. ” (MARX. O capital. 3ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988, Livro I, vol.1, p.77)
O trecho destacado acima permite compreender que Marx falava:
Escolha uma opção:
a. do conceito de luta de classes e de como as relações políticas e econômicas são fundamentais para a compreensão das relações sociais de produção, sempre relegando um papel principal e uma instância da vida social.
b. do conceito de mais valia, próprio das formações sociais capitalistas, mas presente em todas as outras formas de organização da vida social humana ao longo da história, desde a antiguidade.
c. do conceito de modo de produção, da determinação em última instância da estrutura econômica e de como ocorre, em formações sociais distintas, a interação entre as estruturas no processo de reprodução.
d. do conceito de formação social, sempre determinado pelas relações políticas e ideológicas, que interferem nas relações sociais de produção e geram o conjunto que forma o tipo humano médio de cada fase.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás