Nicolau Copérnico criou a teoria heliocêntrica, explique o que ela defende. E como Nicolau conseguiu comprovar a
teoria.
Respostas
Resposta:
A teoria heliocêntrica, que reposicionava o Sol no centro do Sistema Solar.
Explicação:
Na concepção dele, a Terra girava ao redor do Sol, demorando durante esse trajeto o tempo correspondente ao ano terrestre. Também concluiu que a sucessão de dias e noites deveria ser causada pelo movimento constante que a Terra realizava em torno de si mesma. Suas ideias contrariavam os conceitos que norteavam a filosofia, ciência e religião na época; sendo consideradas como afronta contra a Igreja. Em 1512 Copérnico publicou “Pequeno Comentário”, obra que dividiu opiniões causando polêmica e descrédito total da parte de alguns, enquanto gerava surpresa e admiração em outros.
O astrônomo continuou suas observações e pesquisas, que foram concluídas em 1530 e publicadas somente em 1543, por medo de perseguições religiosas. A obra final era composta por 6 volumes e intitulada “Das Revoluções das Esferas Celestes”, considerada uma das mais importantes do período renascentista e um marco para a revolução científica. Chegou às mãos do astrônomo pouco tempo antes de sua morte, sendo publicada com emendas e alterações feitas sem seu prévio consentimento. Apesar de a Teoria Heliocêntrica apresentar uma descoberta incrível e visionária sobre o Sistema Solar, na época não foi devidamente valorizada.
Somente após as contribuições de Kepler e Galileu Galilei tais conhecimentos foram oficialmente reconhecidos. Copérnico passou o resto de sua vida dedicando-se à observação das estrelas e exercendo esporadicamente a medicina para socorrer os menos favorecidos.