Respostas
respondido por:
2
Oie!! Dizer os principais tipos de células vegetais, na lata, pode ser complicado, por isso vou te dizer as principais células organizadas por tecido (apenas primários):
Tecido Meristemático:
- Células meristemáticas: Células não diferenciadas com vacúolos pequenos.
Tecido epidérmico, ou Epiderme:
- Estômatos: São células reniformes (em formato de rim) que se abrem e fecham dependendo da quantidade de água que há dentro delas. Estão sempre em pares, e quando as duas células estomáticas estão abertas, abre-se o ostíolo, uma abertura que permite a troca de gases nas folhas, mas que também causa maior evaporação da água dentro da planta. São clorofiladas. (caule e principalmente folhas)
- Tricomas: Células em forma de pelos. Se glandulares, podem produzir óleos, resinas e aromas. Se não-glandulares (tricoma tector), protegem contra a perda de água e herbivoria. São aclorofiladas. (caule e principalmente folhas)
- Células epidérmicas: As células mais comuns na epiderme. São uma camada de células achatadas que protegem a planta do exterior. Geralmente são cobertas de uma cera protetiva. São aclorofiladas. (superfície de toda a planta)
Parênquimas:
- Célula parenquimática: Uma célula parenquimática comum, que preenche espaço. Tem potencial para armazenar substâncias (parênquimas de reserva) e se diferenciar em outros tipos celulares. Possuem grandes vacúolos. Comuns em caules, pecíolos, frutos, flores, folhas e raízes. Pode ser responsável por manter outras células (como nos parênquimas floemáticos e xilemáticos).
- Célula parenquimática clorofiliana: Uma célula parenquimática característica de órgãos fotoassimiladores, como folhas ou caules fotossintetizantes (em cactos, por exemplo). Possui alta concentração de cloroplastos. Geralmente ou são arredondadas com grandes espaços intercelulares para a água (parênquima esponjoso) ou então são compridas, muito unidas e dispostas em fileiras (parênquima paliçádico).
- Célula braciforme: Células com extensões compridas, de forma que se assemelham a estrelas. São responsáveis por produzir grandes espaços intercelulares para armazenas ar (parênquima de reserva aerífero). (mais comuns em caules ou folhas. não estão em todas as plantas)
Colênquima:
- Célula colenquimática: Célula parenquimática comum, mas com paredes primárias espessas. (comuns em caules jovens e pecíolos)
Esclerênquima:
- Fibras: Células compridas, afiladas, com paredes secundárias muito espessas. A célula é morta. (presentes em raízes, frutos, sementes, folhas rígidas e caules mais velhos)
- Esclereíde: Células com diversos formatos (forma de braços, estrelas, pedras... muitos formatos), com paredes secundárias muito espessas. A célula é morta. (comuns em folhas e frutos)
Floema:
- Célula de tubo crivado: Células vivas (dependentes de células parenquimáticas floemáticas) que são afiladas, com parede espessa e que transportam a seiva elaborada. Possuem perfurações nas extremidades. (são como vasos sanguíneos. Vão desde as folhas até as raízes.)
Xilema:
- Elemento de vaso: Células mortas com parede secundária espessada em diversos padrões, afiladas, características de angiospermas. Possuem perfurações nas extremidades. Transportam a solução do solo (água + nutrientes) até os tecidos fotoassimiladores. (são como vasos sanguíneos. Vão desde as raízes até as folhas.)
- Traqueídes: Células mortas afiladas com paredes secundárias espessas mas pontoadas com perfurações em toda sua área. Características de gimnospermas. Possuem a mesmíssima função dos elementos de vaso angiospérmicos. (são como vasos sanguíneos. Vão desde as raízes até as folhas.)
Conclusão: É isso, meu bem. Qualquer dúvida, só comentar. Pesquise imagens para entender melhor, viu?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás