• Matéria: Psicologia
  • Autor: iriazeri
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia atentamente o texto abaixo.

No final do século XIX teve iniciou na psicologia um movimento centrado na tese de que o estudo da experiência deveria incidir sobre algo mais do que as sensações. (…) Tomemos, por exemplo, uma melodia (A). Podemos transpô-la para outro tom, formando uma melodia (B). Nessa transposição de (A) para (B), todas as notas se alteram. No entanto, somos perfeitamente capazes de perceber a semelhança entre (A) e (B). Ora, se todos os elementos variam quando fazemos a transposição da melodia, por que somos capazes de reconhecer a semelhança entre (A) e (B)? (…) Por que somos capazes de reconhecer a identidade da música mesmo quando alteramos o tom no qual ela é executada? MORAES, M. O gestaltismo e o retorno à experiência psicológica. In: JACÓ-VILELA, A.M.; FERREIRA, A.A.L.; PORTUGAL, F.T.(ORGS.). História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau, 2007, p.303.

Com base nessa leitura, considere as afirmativas a seguir.

I Na transposição de (A) para (B), somos capazes de reconhecer a semelhança entre as melodias porque percebemos as relações entre os elementos, e não os elementos isoladamente.
II A noção de “qualidade estrutural”, que permite o reconhecimento da mesma melodia em diferentes tons, por exemplo, marca a crítica da Psicologia da Gestalt às teorias psicológicas que circunscreviam o estudo da experiência ao exame das sensações.
III A psicologia da Gestalt parte da tese de que a experiência psicológica – seja ela mnêmica ou perceptiva – deve ser analisada a partir de sua relação com o mundo físico, definido de um ponto de vista mecanicista, mediada pelas sensações.

Está correto o enunciado em

A
I e II, somente.

B
III, somente.

C
II e III, somente.

D
I, somente.

E
todas as afirmativas.

Respostas

respondido por: pedroharada
4

Resposta:

A - I e II somente

Explicação:

Perguntas similares