01- A peste negra, descrita no texto acima, é um dos
elementos agravantes da crise dos séculos XIV e Xv,
vivida pela Europa. Considerando o exposto, pede-se:
a) Analise os elementos geradores desta crise;
b) Responda: por que ela significou "uma das grandes
rupturas da história da nossa civilização?
Respostas
Resposta:
Com a cidade cercada e com o surto epidêmico, muitos genoveses fugiram em seus navios e acabaram levando a enfermidade para outras cidades da Europa, como Constantinopla, Messina, Gênova e Marselha. Os navios possuíam ratos infectados e também cadáveres daqueles que haviam falecido durante a viagem.
Mortalidade da Peste Negra
A partir do acometimento dessas cidades, a doença atacou a Europa em um verdadeiro surto. De 1348 até 1350, a doença atuou de forma fulminante. O historiador Jacques Le Goff afirma que “os homens e as mulheres contaminados pelo bacilo eram derrubados depois de uma curta incubação por um acesso que, depois de 24 a 36 horas, levava na maioria das vezes à morte"
Os locais mais afetados foram aqueles onde a aglomeração humana era maior, ou seja, as cidades. Assim, muitos procuraram o isolamento, principalmente os ricos, que possuíam meios de se abrigar em suas propriedades nas zonas rurais, como retratou o italiano Giovanni Boccaccio em sua obra Decamerão.
Os relatos falam da dificuldade de realizar os funerais em decorrência do grande volume de mortos e do risco do contágio. O historiador Hilário Franco Júnior também aponta que os grupos mais atacados pela doença eram coveiros, médicos e padres |3| pelo contato constante que tinham com os infectados.
Dessa maneira, a doença encerrou o processo de crescimento populacional que a Europa vivia desde o século X.
Por fim, a peste ocasionou um maior cuidado com a limpeza, e muitas cidades passaram a prezar a higiene como forma de evitar novos surtos. Apesar disso, a doença foi recorrente na Europa até o século XVIII.
espero ter ajudado se tiver alguma dúvida ou quiser q eu resuma pode pedir nós comentários
❤️❤️