Respostas
Resposta:
O sistema excretor é composto de rins, ureteres, bexiga e uretra. A filtragem do sangue nos rins libera uma mistura de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos. A parte purificada é reabsorvida, e as substâncias tóxicas, como a ureia, vão formar a urina, que, pelos ureteres, chega à bexiga.
É perigoso ficar sem urinar pois causa complicações.
Infecção urinária: Prender a urina proíbe a limpeza natural da uretra e facilita o aparecimento de bactérias responsáveis pela infecção urinária, além disso a bexiga pode ficar dilatada impedindo o esvaziamento completo, propagando ainda mais a intensidade da infecção até chegar a cistite.
Retenção urinária: Trata-se da incapacidade de esvaziar a bexiga por inteiro, fazendo com que a pessoa não consiga urinar mesmo estando com vontade, isso favorece a presença de resíduos na bexiga e a formação de cálculo renal, ou seja, pedra no rim.
Pedras nos rins: A doença é caracterizada pela formação de pedrinhas que obstruem o sistema urinário, causando fortes dores. Por isso segurar a vontade de urinar com frequência aumenta o risco de desenvolver esta patologia.
Explicação: