Sustentabilidade: utopia em construção?
Por enquanto, sustentabilidade é só uma ideia feliz nos comerciais de empresas, ainda associada à venda, e não a uma utopia para mudar o mundo.
Por Sérgio Mindlin*
É recorrente na história da humanidade a ideia de que é possível construir o paraíso na Terra. Os antropólogos afirmam que tal ideia percorre a mente humana desde que em nós brotou a concepção de futuro.
Isso ocorreu lá num dia distante, numa trilha seca na savana africana, quando um de nossos ancestrais fez um buraco na terra e enterrou uma moringa, para que houvesse água quando ele passasse ali na volta. Dizem os especialistas que esse gesto indicava não só o surgimento, em nossa mente, da noção de futuro, mas de tudo o que isso traria consigo: o medo das coisas que estão por vir, a ansiedade, a esperança, a capacidade de sonhar, de imaginar coisas piores e coisas melhores.
E os extremos – pior e melhor – sempre andaram juntos quando se tratou de imaginar um mundo diferente daquele em que se vivia. O próprio paraíso cristão tem seu contrário, o inferno, a um passo de distância para quem não cumpre as regras da religião.
Assim, medo e desejo caminham juntos desde a aurora da nossa vida (in)consciente. Medo e desejo construíram e destruíram civilizações e nos levaram à encruzilhada em que nos encontramos neste século XXI.
1) O título e a linha fina do artigo permitem antever o posicionamento geral do autor? Justifique.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
não sei prqdhissnsnsns
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás