01 - Abolição da Escravatura:
A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devida à própria monarquia com suas
pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era também fruto da centralização política
do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e
opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas (...) este
poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande,
mas braços muito curtos. Agigantava-se na corte, mas não alcançava as municipalidades e mal
atingia as províncias (...) Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à
formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto
como o responsável por todo o bem e todo o mal do Império.
Carvalho, J. Murilo de. Teatro de sombras. Rio de Janeiro: IUPERJ/Vértice, 1988.
O fragmento acima refere-se ao II Império brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre
1840 e 1889. Do ponto de vista político, o Segundo Império pode ser representado como:
a) palco de enfrentamento entre liberais e conservadores que, partindo de princípios políticos e
ideológicos opostos, questionaram, com igual violência, essa aparente centralização indicada na
citação acima e se uniram no Golpe da Maioridade.
b) jogo de aparências, em que a atuação política do imperador conheceu as mudanças e os
momentos de indefinição referidos no texto – refletindo as próprias oscilações e incertezas dos
setores sociais hegemônicos – como bem exemplificado na questão da abolição.
c) cenário de várias revoltas de caráter regionalista – entre elas a Farroupilha e a Cabanagem –
devido à incapacidade do governo imperial de controlar, conforme mencionado na citação, as
províncias e regiões mais distantes da capital.
d) universo de plena difusão das ideias liberais, o que implicou uma aceitação por parte do
imperador da diminuição de seus poderes, conformando a situação apontada na citação e
oferecendo condições para a Proclamação da República.
e) teatro para a plena manifestação do Poder Moderador que, desde a Constituição de 1824,
permitia amplas possibilidades de intervenções políticas para o imperador – daí a ideia de
centralização da citação – e que foi usado, no Segundo Reinado, para encerrar os conflitos entre
liberais e socialistas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
B
Explicação:
todas as outras alternativas n se encaixam com a realidade do império, a unica q faz sentido com o texto e cm a história é a b
(é uma questão de vestibular e foi confirmada pelo br escola)
:)
thiagomiojosz:
perdão, na realidade é mundo educação
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