• Matéria: ENEM
  • Autor: amanda0336
  • Perguntado 5 anos atrás

Me ajudem rápido
O encontro
Os povos tupis expandiam-se pelo litoral quando a esquadra de Cabral chegou ao atual Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500. O que será que os tupiniquins pensaram quando viram os portugueses chegando às terras habitadas por eles?

Os tupiniquins estranharam quase tudo: as enormes embarcações, as roupas, as botas, os chapéus, as armas de fogo e a língua daqueles homens de pele branca e face rosada. Os portugueses, por sua vez, também estranharam os tupiniquins. Esse estranhamento ficou registrado na carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal.

Inicialmente, esta parte da América não despertou o entusiasmo dos portugueses. Em primeiro lugar, porque nelas não encontraram ouro nem prata; em segundo lugar, porque vinham tendo lucros enormes com o comércio de especiarias (pimenta, cravo, canela, noz-moscada, gengibre etc.) com a África e as Índias.

Leia o texto com atenção
A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura [...]; e nisso têm tanta inocência como têm em mostrar o rosto [...].

[...] Os cabelos [...] são corredios [...] de boa grandura e rapados até por cima das orelhas.

Essa terra, Senhor, [...] é toda praia [...] e muito formosa [...]. Até agora não pudemos saber se haja ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal. [...] Contudo a terra em si é de muitos bons ares. [...] As águas são muitas, infinitas [...].


O Encontro

1- Como os indígenas foram descritos por Caminha?
a) Como homens com traços característicos dos africanos.
b) Como pessoas feias, sem nenhuma beleza física.
c) Como homens comuns parecidos como os europeus.
d) Como pessoas bonitas, com “bons rostos e bons narizes”.

2 - O que Caminha estranhou nos tupiniquins?
a) Como homens violentos.
b) Como homens com traços característicos dos africanos
c) O fato de andarem nus e não se envergonharem disso.
d) O fato de não conhecerem a civilização e se vestirem tão bem.

3- O modo de falar e de se vestir dos portugueses (cobertos da cabeça aos pés), que era muito diferente do dos indígenas. Causou um sentimento nos indígenas, que sentimento foi esse?
a) Alegria.
b) Estranhamento.
c) Angústia.
d) Felicidade.

4- Como foi descrita por Caminha a terra onde hoje é o Brasil?
a) Foi descrita como formosa, de “muitos bons ares” e com águas “infinitas”.
b) Foi descrita como uma terra como qualquer outra.
c) Foi descrita como muito feia e sem atrativo.
d) Foi descrita como pobre e sem futuro para plantação.

Respostas

respondido por: emanoellima606
3

Resposta:

Os tupiniquins, também chamados tupinaquis, topinaquis e tupinanquins,]são um grupo indígena brasileiro que pertencem à nação tupi. Eles habitavam, por volta do século XVI, duas regiões do litoral do Brasil: o sul do atual estado da Bahia e o litoral do atual estado de São Paulo entre Cananéia e Bertioga, além da zona de campos no topo da serra ao lado desta última região. Foram o grupo indígena com o qual se deparou a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril de 1500.Atualmente, habitam terras indígenas no município de Aracruz, no norte do estado do Espírito Santo, no Brasil.Os tupiniquins tiveram importante participação na colonização portuguesa da região de Santos e Bertioga no século XVI e na fundação da cidade de São Paulo, em 1554, pelo padre jesuíta Manuel da Nóbrega. Eram aliados dos colonizadores portugueses. O pesquisador Carlos Augusto da Rocha Freire consignou que os tupiniquins ocupassem, no século XVI, terras situadas entre o atual município baiano de Camamu e o Rio São Mateus (ou Rio Cricarê), no atual estado do Espírito Santo. Foram catequizados por jesuítas em "Aldeia Nova", sofrendo com pragas endógenas (como a varíola) e exógenas (como as formigas, que lhes destruíram as plantações). Serafim Leite consignara, em História da Companhia de Jesus no Brasil, que o Acampamento dos Reis Magos era, quase todo, composto por tupiniquins.

Em 1610, o padre João Martins obteve, para os nativos, uma sesmaria, mensurada somente em 1760. O principal centro desse território era a vila de Nova Almeida, que, na data de sua demarcação, contava com 3 000 habitantes. Auguste de Saint-Hilaire registra, no início do século XIX, sua existência. Em meados do século XIX, o pintor François-Auguste Biard anotou sua presença em famílias dispersas, junto a imigrantes italianos.

Etnias indígenas mais populosas no Leste-Nordeste brasileiro, atualmente

No século XX, o Serviço de Proteção aos Índios instalou, no Espírito Santo meridional, uma de suas zonas de atuação, sendo encontrados, em 1924, alguns tupiniquins.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares