Respostas
Cada elemento químico é um átomo, mas com características que fazem dele único. Portanto, para entender tudo sobre química, você precisa, primeiro, conhecer bem a estrutura atômica.
Este artigo traz um resumo sobre atomística com os principais pontos a respeito do assunto. Quer tirar todas as suas dúvidas ou relembrar todos os detalhes sobre o átomo? Então, fique de olho neste post!
O que é átomo: resumo
O átomo é unidade básica da matéria. Seu nome é de origem grega e significa “indivisível”, porque a ideia inicial, proposta pelos gregos e indianos, era de que ele seria a menor partícula da matéria e não poderia ser fracionado em partes menores.
Já se sabe que existem componentes subatômicos e estruturas internas ao átomo, o que prova que ele pode, sim, ser dividido. Mas, mesmo assim, o nome permanece, pois já está estabelecido há muito tempo.
Vamos ver um resumo sobre o que é o átomo e como surgiu a atomística?
Estudo do átomo
Durante muito tempo, vários cientistas ficavam intrigados tentando responder à pergunta: “O que é o átomo?”. Quem começou a propor teorias sobre o assunto e sugerir uma estrutura para o átomo foi químico inglês chamado John Dalton.
Ele desenvolveu algo que ficou conhecido como teoria atômica de Dalton, baseada nos seguintes postulados:
átomos são maciços e esféricos como uma bola de bilhar;
são indivisíveis;
um elemento químico é um conjunto composto por várias unidades de um mesmo tipo de átomo;
os elementos químicos diferentes apresentam propriedades distintas;
dois átomos podem ser diferenciados pelo seu peso relativo;
uma substância química é composta pela combinação de diferentes tipos de átomos.
Esses postulados abriram espaço para que os cientistas pesquisassem a respeito e propusessem outras teorias e diferentes modelos atômicos.
Hoje, o modelo de átomo amplamente aceito é o do físico dinamarquês Niels Bohr, que reúne parte das ideias de Ernest Rutherford, físico e químico neozelandês. Ele diz que o átomo é composto por um núcleo com carga positiva e que, em seu redor, partículas com cargas negativas, chamadas de elétrons, giram em órbitas com diferentes níveis energéticos.
Precisamos salientar que outros cientistas questionaram alguns aspectos desse modelo, ok? Eles desenvolveram uma nova visão chamada de mecânica ondulatória, por causa da teoria de Broglie, físico francês que afirmou que todo corpúsculo atômico pode se comportar ora como onda, ora como partícula.
Baseado nisso, Heisenberg, físico alemão, propôs o que ficou conhecido como Princípio da Incerteza: uma teoria que diz que não é possível determinar onde um elétron está em um momento específico, mas apenas calcular a probabilidade de encontrá-lo em uma região específica da eletrosfera.