3)
“A natureza exata entre a burguesia e as revoluções científicas na Inglaterra está aberta. Entretanto, ambas eram claramente algo além de apenas amigas. (...) A casuística de Bacon de primeira e segunda causas (...) dissociou claramente fenômenos manifestos (...) de causas ideológicas ulteriores. E isso combina muito bem com o estado de espírito daqueles intelectuais do século XVIII que, achando-se pouco incomodados pela autoridade teológica, estavam bem satisfeitos em ignorá-la e em prosseguir com a investigação da natureza."
A partir do texto de Thompson, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
Houve uma clara influência do racionalismo nas Revoluções inglesas do século XVII.
b)
Nunca houve censura às investigações científicas na Inglaterra durante a vigência do regime absolutista.
c)
A Revolução Científica influenciou, de forma ainda não muito bem definida, a mentalidade da burguesia inglesa, no contexto de sua formação histórica.
d)
O autor do texto relata a relação estreita entre o racionalismo de Bacon e a decadência da religião na Inglaterra dos séculos XVII e XVIII.
e)
Francis Bacon, participante ativo da Revolução Gloriosa, criou as bases racionalistas do puritanismo inglês.
4)
“Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.”
O texto aponta para um componente importante do racionalismo que surgiu a partir do século XVII e que marcou a Revolução Científica, qual seja:
Alternativas:
a)
A Bíblia continuou a ser a fonte de inspiração dos pensadores racionalistas, pois seus métodos não poderiam contrariar os dogmas da Igreja.
b)
A atitude dos pensadores racionalistas foi marcada pela negação dos dogmas da Igreja Católica, pois todos os princípios religiosos foram refutados.
c)
Os novos pensadores sempre tiveram uma visão crítica dos dogmas da Igreja Católica, mas nunca tiveram receios de publicar suas teses.
d)
Os pensadores passaram a observar e produzir experimentações para produzir suas teses.
e)
Apesar de terem uma visão inovadora sobre a interpretação do mundo e do universo, os pensadores do período citado sempre basearam seus argumentos na tradição e no princípio da autoridade.
elielmarques83p7ymqo:
por favor qual e aresposta
Respostas
respondido por:
8
Resposta:c:A Revolução Científica influenciou, de forma ainda não muito bem definida, a mentalidade da burguesia inglesa, no contexto de sua formação histórica
Explicação:
respondido por:
10
Resposta:
3° RESPOSTA: LETRA C - A Revolução Científica influenciou, de forma ainda não muito bem definida, a mentalidade da burguesia inglesa, no contexto de sua formação histórica.
4° RESPOSTA: LETRA D - Os pensadores passaram a observar e produzir experimentações para produzir suas teses.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA 100%
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás