• Matéria: Artes
  • Autor: vaniacf07
  • Perguntado 5 anos atrás

Indígena Pataxo "Pegamos o jenipapo e ralamos. Com o caldo que se forma fazemos as pinturas. Já com o urucum a gente tira os caroços e vai fazendo uma pasta que dá esse vermelho", explica o indígena Mangagá Pataxó. As pinturas corporais fazem parte dos ritos de cada tribo, em alguns casos são desenhos definitivos. Considerando o contexto apresentado, assinale a afirmativa que melhor define o procedimento indígena utilizado para a pintura corporal. Alternativas: a) As penas não são pigmentadas, elas são utilizadas em suas cores naturais. E as composições de cocares e outros adornos variam segundo a tradição da tribo, as pinturas são realizadas logo depois das penas serem fixadas no corpo, o processo de pintura demora de 3 a 4 dias pois são feitos com dentes de animais afiados. b) São feitos pelo corpo com a ponta de uma pena afiada que fere a pele criando o desenho desejado e a tinta é aplicada sobre a ferida com movimentos contínuos que a fazem penetrar as feridas e se fixar na pele. Alternativa assinalada c) As pinturas corporais fazem parte dos ritos de cada tribo, os desenho não são definitivos, exigem agulhas e dentes de animais para definir os riscos ou tintas que são solúveis em água e são retiradas após o ritual para o qual foram realizadas. d) Os rituais da pintura corporal indígena são realizados apenas com o urucum, pois é uma pigmentação natural que dura apenas alguns dias eles utilizam pintura apenas em adultos, somente para os rituais. e) As plumas e penas são utilizadas por todos os grupos indígenas brasileiros, como adorno corporal e diversos objetos, essas penas são reutilizadas com pinceis para a realização das pinturas corporais com os pigmentos naturais.


vaniacf07: B. São feitos pelo corpo com a ponta de uma pena afiada que fere a pele criando o desenho desejado e a tinta é aplicada sobre a ferida com movimentos contínuos que a fazem penetrar as feridas e se fixar na pele. Alternativa corrigida.

Respostas

respondido por: edineidemariagoncalv
1

Resposta:

"Pegamos o jenipapo e ralamos. Com o caldo que se forma fazemos as pinturas. Já com o urucum a gente tira os caroços e vai fazendo uma pasta que dá esse vermelho", explica o indígena Mangagá Pataxó. ... "Geralmente a gente usa porque é nossa cultura", diz Uinatam Pataxó.

Perguntas similares