Respostas
Resposta:
A ideia por trás do Mercosul é juntar todos os países da america latina num unico bloco econômico, não integrando os países como um so, mas mais como uma aliança de todos eles.
Esse grupo é extremamente útil, porque uma vez juntos, as oportunidades de mercado e comercio se tornam muito maior do que seriam possíveis individualmente.
Um bom exemplo é o acordo entra a união europeia e o mercosul que vinha sendo discutido a 20 anos até ano passado que permitiu aos países integrantes do mercosul maior fluxo de mercado, tanto para exportação quanto para importação de produtos.
Além desse tipo de acordo o mercosul tem o objetivo de tornar o comercio intra-america mais favorável com menos taxas protecionistas para favorecer o livre mercado. No entanto ele não propõe o completo anarcocapitalismo ou mesmo o completo liberalismo econômico. Apenas medidas mais brandas em relação ao comercio.
Do lado de suas controvérsias, o principal argumento contra o mercosul é que assim como qualquer grupo entre países, ele supostamente tira a autonomia dos países pertencentes e que seus lideres (neste caso brasil e argentina) pretendem usar seu maior poder para influenciar e intervir em medidas de países com menor autoridade dentro deste mesmo grupo.
Outra controversa importante que fez o mercosul ficar parado por muito tempo é a partidarização. A principio o mercosul era uma organização entre governos, porém com o passar do tempo foi se tornando uma organização de governantes, o que quer dizer que governos de esquerda e de dirreita puxaram os interesses desta organização para suas paltas e criticaram os governadores anteriores por tomarem estas mesmas ações.
Para tal, governantes de dirreita alegavam que não dariam atenção ao mercosul por ser de esquerda e vice-versa.
Explicação:
Isso é basicamente o que eu entendi sobre o mercosul quando estudei sobre o tema no ano passado.