1) "Que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos." Ariano Suassuna. Sobre as desigualdades sociais no Brasil, marque a alternativa INCORRETA: *
Respostas
Resposta:
1. c) As desigualdades sociais não foram evidenciadas com o processo desenvolvimento do capitalismo no Brasil, elas sempre estiveram presentes.
2. d) As desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros no Brasil não possuem conexão com as raízes históricas do regime de produção baseado na monocultura, no latifúndio e na escravidão.
Explicação:
1 - A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, que diz o oposto dos questionamentos principais trabalhados, ou seja, as desigualdades sociais ficaram evidentes no processo de desenvolvimento do capitalismo no Brasil.
2 - Esta alternativa pede para assinalar a questão incorreta, assim, as desigualdades socioeconômicas possuem conexão com as raízes históricas presentes no nosso país.
Sobre as desigualdades sociais no Brasil, podemos dizer que a alternativa INCORRETA é a letra C) As desigualdades sociais não foram evidenciadas com o processo desenvolvimento do capitalismo no Brasil, elas sempre estiveram presentes.
O que é a desigualdade social?
Podemos dizer que a desigualdade social caracteriza-se como um processo que se faz presente em abundância no mundo capitalista de hoje em dia. Esse conceito está relacionado com as pessoas que são tratadas de formas desiguais, e isso pode se dar por diversos motivos, que podem estar relacionados à economia, à cor, ao gênero, etc.
No Brasil e no mundo, as desigualdade sociais começaram a ganhar força com o processo de desenvolvimento do capitalismo, onde quem ganha mais é ainda mais beneficiado e quem ganha menos é ainda mais prejudicado.
A seguir, as alternativas completas do enunciado:
- A) A gênese das desigualdades sociais no Brasil pode ser percebida desde a chegada dos portugueses. Houve preconceito com os povos indígenas que aqui habitavam (e ainda há), e posteriormente, houve a introdução do trabalho escravo negro, que gerou também até hoje preconceitos aos seus descendentes.
- B) Com a industrialização no país, criou-se um grande grupo proletário industrial. Hoje, com os avanços tecnológicos, essa massa de indivíduos possuem dificuldades de encontrar emprego, por ser considerada mão de obra desqualificada.
- C) As desigualdades sociais não foram evidenciadas com o processo desenvolvimento do capitalismo no Brasil, elas sempre estiveram presentes.
- D) O Problema da distribuição das riquezas no Brasil é histórico-estrutural e decorre de fatores como a herança do sistema escravista e a falta de reformas sociais, econômicas e políticas.
Veja mais sobre desigualdade social:
https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ2