Com relação às características da infância e à necessidade de considerá-la na educação infantil e no ensino fundamental, é correto afirmar:
a)
A infância, enquanto um simples estágio no desenvolvimento da criança, não precisa ser considerada na educação infantil.
b)
As características próprias da infância, tais como imaginação, fantasia, criação e brincadeira, devem ser consideradas apenas na educação infantil.
c)
Não há como considerar a infância a partir do ponto de vista da criança.
d)
Toda criança cria cultura, e nisso reside sua singularidade.
e)
Toda criança deve ser considerada enquanto infan.
Respostas
Resposta:
d) Toda criança cria cultura, e nisso reside sua singularidade.
Explicação:
A infância não pode ser reduzida a um simples estágio, pois ela é uma categoria histórica, tendo em vista que todo ser humano passou ou está passando por ela, período que é constituído de características próprias, tais como a imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira, entre outros. E por se tratar de experiências de cultura, devemos compreender esse período a partir do ponto de vista da criança, para não corrermos o risco de considerá-la enquanto infan, ou seja, a que não fala e não tem voz. Para isso, é necessário, primeiramente, que consideremos que toda criança cria cultura, brinca e nisso reside sua singularidade.
d)Toda criança cria cultura, e nisso reside sua singularidade.