Em 1937, Hans Albrecht Bethe (1906 – 2005) propôs a fonte hoje aceita para a energia do Sol: as reações termonucleares, na qual quatro prótons são fundidos em um núcleo de hélio com liberação de energia. O Sol tem hidrogênio suficiente para alimentar essas reações por bilhões de anos. Gradualmente, à medida que diminui a quantidade de hidrogênio, aumenta a quantidade de hélio no núcleo. (OLIVEIRA FILHO E SARAIVA, 2013, p. 168)
Com base no fragmento do texto acima, considere veracidade das asserções:
Durante as reações termonucleares realizadas no núcleo do Sol há liberação de energia
PORQUE
quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais.
Com relação a estas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
qual é verdadeira? uma ou outra ou as duas ?
a primeira verdadeira e justifica a segunda ? ou vice versa?
obs: tentei que as duas sao verdadeiras mas a segunda nao justifica a primeira e estava errado !
Respostas
Resposta:
As duas são verdadeira e a segunda, de fato, justifica a primeira.
Explicação:
Primeira afirmação:
De fato é no núcleo do Sol que ocorrem as reações termonucleares, e como pode ser visto no link abaixo, é esse processo termonuclear (fusão nuclear) que libera a energia para o Sol.
segunda afirmação:
Sobre essa afirmação segue o link de um texto sobre fusão nuclear, note que há um texto praticamente idêntico com os dizeres: "A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado." "...Esta enorme quantidade de energia é liberada nas reações de fusão porque quando dois núcleos leves se fundem, a massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais."
link: http://portal.if.usp.br/fnc/pt-br/página-de-livro/fusão#:~:text=A%20fusão%20nuclear%20é%20um,um%20único%20núcleo%2C%20mais%20pesado.&text=Esta%20enorme%20quantidade%20de%20energia,das%20massas%20dos%20núcleos%20iniciais.
Resposta: As duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Explicação: Está correta.