Respostas
a) na Grécia antiga: O trabalho era desvalorizado na Grécia Antiga, Platão, por exemplo, afirma que o trabalho visava suprir as necessidades básicas humanas, o que limitava o praticante. Nesta sociedade, os trabalhos braçais, como agricultura, criação de animais e fabricação de bens de consumo eram majoritariamente praticado por escravos.
b) para os romanos: Trabalhar, para o cidadão romano, era negar o ócio (negotium), negar o tempo livre e o lazer. A Idade Média não alterou substancialmente o conceito de trabalho desenvolvido no mundo antigo. A Idade Média não alterou substancialmente o conceito de trabalho desenvolvido no mundo antigo.
c) na Europa medieval: O trabalho na Europa antiga e medieval, o servo era obrigado a trabalhar nas terras de seu patrão, e caracterizando podemos dizer que seus trabalhos eram bem forçados e difíceis. Além disso,tinha de entregar ao senhor parte do que produzia para o próprio sustento.
2-a) Karl max: O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.
b)Max weber: Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.
c)Emile durkheim: Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.