1 – No causo “O doutor e o canoeiro”, a linguagem é: *
1 ponto
a) totalmente formal, tanto o médico, quanto o canoeiro utilizam a norma-padrão da língua portuguesa.
b) totalmente informal, o que fica evidenciado nas perguntas realizadas pelo médico pesquisador, bem como nas respostas do canoeiro.
c) mista, ou seja, há uma mistura entre a linguagem formal e a linguagem informal com traços regionais, especialmente na oralidade.
d) complicada, porque é difícil compreender o que o canoeiro está respondendo ao médico pesquisador; também fica difícil saber o que o médico está perguntando, pelo uso de termos pouco usuais em nosso cotidiano.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
Mista, ou seja ha uma mistura entre a linguagem formal e a linguagem informal com traços regionais especialmente na oralidade
A alternativa correta é a letra (C).
Letra C: mista, ou seja, há uma mistura entre a linguagem formal e a linguagem informal com traços regionais, especialmente na oralidade.
A linguagem é mista (formal e informal) porque evidencia a presença de um personagem muito estudado e outro com baixo nível de instrução.
Com relação à linguagem formal, podemos considerar que esta era falada pelo médico (chamado de doutor), que era bastante estudioso e cuidadoso nos assuntos acadêmicos.
Por fim, a linguagem informal era praticada pelo canoeiro, que foi influenciado a falar de acordo com a oralidade da região em que nasceu e foi criado (traço regionais).
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!