Respostas
Resposta:
Para caracterizar algumas das culinárias africanas, falamos a seguir um pouco sobre as regiões Norte, Sul, Central, Leste e Oeste.
A gastronomia da África Central possui influências de sua paisagem montanhosa e de floresta tropical, e seus ingredientes principais são banana-da-terra, mandioca, arroz e inhame.
A África Central também é uma das poucas regiões no continente que utiliza a batata como uma de suas principais bases alimentares, já que crescem com facilidade na região.
O Leste africano, por sua vez, é a região com a maior variedade geográfica e geopolítica, o que reflete em sua variedade culinária.
Na Etiópia, vegetais picantes e pratos com carne marcam sua alimentação.
Um pão grande de massa lêveda e achatada, em geral feito com farinha de tefe fermentada, tem uma presença importante, e a comida deve ser levada à boca com a mão direita.
O uso de talheres é pouco comum, a não ser para pegar a comida com uma colher e coloca-la no pão, que será manuseado com as mãos.
Na Somália, a culinária possui muitas influências iemenitas, persas e indianas, enquanto em Uganda os ingleses e os árabes somam à influência asiática local.
A culinária do Norte africano possui fortes influências mediterrâneas e árabes. No entanto, é berço de pratos mundialmente conhecidos como o cuscuz e a tagine.
No Sul africano, a gastronomia é conhecida como “culinária arco-íris”, devido à sua grande mescla de sabores e culturas oriundas de várias etnias indígenas.
Em Botsuana, nsima (uma massa feita de farinha de milho) e larvas mopane ocupam um papel importante no cardápio local. Em Madagascar, muitas frutas como mangas, pêssegos, abacaxi e lichia são proeminentes.
Também no Oeste africano muitas diferenças geográficas e culturais compõem o cenário gastronômico.
Em Serra Leoa, tapioca e peixe frito compõem a base culinária, enquanto em Senegal a influência francesa é marcante.
A Nigéria, por sua vez, oferece uma gastronomia muito aromática, apimentada, e com o sabor marcante do azeite de dendê.
Curiosidades
Amarula - Bebida Típica da Africa
Fruta e Bebida Amarula – Típicas da Africa
A amarula, bebida muito apreciada no Brasil, é um licor originário da África do Sul. Sua elaboração se dá a partir do suco do fruto da árvore maruleira e creme de leite.
As frutas são uma das categorias de comida mais consumidas no continente. Além dos nutrientes, sua grande quantidade de água torna o clima quente mais agradável.
As castanhas também são amplamente consumidas: amendoins, amêndoas, pecã, nozes e copra (a polpa seca do coco) são as mais comuns.
O uso de ingredientes locais e pouco conhecidos globalmente é muito marcante na culinária africana.
Isso confere à essa gastronomia sabores exclusivos e alimentos adaptados ao clima, que dispensam a necessidade de importação.