1. Sobre a política do Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), inspirada nas teorias do filósofo e economista britânico John Keynes, é possível afirmar: * 1 ponto
Defende que o Estado deve assegurar direitos mínimos básicos à população, como o pleno emprego, pois isso favorece a economia.
Defende a mínima intervenção do Estado nos assuntos de ordem econômica.
Assevera a importância de que cada indivíduo seja empreendedor dele mesmo, diminuindo a intervenção estatal na garantia de direitos básicos.
Defende a distribuição de propriedades dos mais ricos para os mais pobres.
2. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais diferenças entre keynesianismo e neoliberalismo: * 1 ponto
Enquanto o Keynesianismo defende que o Estado deve intervir na economia, com políticas de seguridade social, o Neoliberalismo defende a intervenção estatal em todas as áreas da vida.
O Neoliberalismo defende a ideia de que a intervenção do Estado na economia deve ser mínima, enquanto para Keynes a intervenção do Estado na economia deve acontecer para assegurar a justiça social e o consequente fortalecimento da economia.
Os neoliberais acreditam que é muito importante distribuir as riquezas igualmente entre os indivíduos, enquanto Keynes defende que a riqueza é privilégio de poucos.
De acordo com o keynesianismo, não é necessária nenhuma intervenção do Estado na economia. Já para os neoliberais, a intervenção do Estado só deve ocorrer na vida privada.
Respostas
1)Defende que o Estado deve assegurar direitos mínimos básicos à população, como o pleno emprego, pois isso favorece a economia.
2)O Neoliberalismo defende a ideia de que a intervenção do Estado na economia deve ser mínima, enquanto para Keynes a intervenção do Estado na economia deve acontecer para assegurar a justiça social e o consequente fortalecimento da economia.
explicação da 1). O Estado de Bem-Estar Social pressupõe a seguridade social garantida pelo Estado, como forma de fortalecimento econômico.
explicação da 2) O Neoliberalismo defende a ideia de “Estado Mínimo”, o que se opõe à ideia keynesiana de que o Estado deve assegurar direitos básicos, para fortalecer a economia.
1 - A alternativa A está correta.
A política do Estado de Bem Estar Social foi vista como uma medida que se seguiu a partir da crise de 29.
As principais causas da crise de 29 estão interligadas com a desregulamentação econômica Americana, ou seja, as fábricas passaram a super produzir, todo mundo passou a comprar e a economia em um determinado momento quebrou.
Dentre outras causas e medidas tomadas temos:
- O new deal que viria a se tornar o estado de bem estar social.
- A bolsa de valores sofreu forte impacto nesse período;
- As diferenças vão nos danos causados, onde a de 1929 esteve diretamente ligado ao capitalismo.
2 - A alternativa A está correta.
O keynesianismo, pode ser entendido como uma intervenção direta na economia do estado, estimulando em alta escala o emprego e controlando a inflação, com o objetivo de manter o país economicamente forte e protegido.
O neoliberalismo parte de uma versão melhor implementada do liberalismo