Na desidratação infantil,aconselha-se a administração de soro fisiologico para reequilibrar o organismo.Quando injetado nas veias,devem ser tomados alguns cuidados especiais com a concentração do soro,uma vez que ele deve ser isotonico em relação ao sangue,por que isso é necessario??
Respostas
Isso acontece pelo mecanismo natural em reestabelecer o equilíbrio entre os meios, a osmose.
Quando o soro é muito concentrado em íons sódio principalmente, o líquido sai das células pois vai sempre a favor do gradiente de concentração, pra ficar mais fácil a água vai sempre pra onde está mais salgado, e a célula murcha.
Se o soro for pobre em íons, o líquido tenderá a entrar na célula pois ela será mais "salgada" (pra entender melhor) e assim ela sofrerá a lise, ou seja, ruptura.
A concentração da solução fisiológica deve ser o mais próximo do sangue normal pois a água de modo geral realiza uma atividade passiva chamada osmose, que é a troca de líquidos entre o meio interno e externo das células de acordo com o gradiente de concentração.
Se o soro fisiológico tiver uma concentração maior de sódio do que o sangue, as células irão perder liquido para atingir a harmonia eletrolítica entre as células e o meio, e se o soro tiver uma concentração de sódio menor, as células irão absorver mais água.
Em ambos os casos as células podem morrer, seja por excesso ou por falta de líquidos para manter as suas atividades normais.
A diferença de solução isotônica, hipertonia e hipotônica:
https://brainly.com.br/tarefa/10904360