Respostas
Resposta:
O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945. Um acontecimento que envolveu muitos países, dentre eles nações europeias que detinham territórios de exploração no continente africano.
Após o conflito, a Europa ficou bastante debilitada no âmbito político e econômico. O enfraquecimento das nações fez ressurgir movimentos de luta pela independência em todas as colônias africanas. No decorrer da década de 1960, os protestos se multiplicaram e muitos países europeus concederam pacificamente independência às colônias. Porém, a independência de alguns territórios se efetivou depois de prolongados confrontos entre nativos e colonizadores
Explicação:
Espero ter ajudado bjs
Resposta:
Ter o status de liberdade não significa ser independente. Mesmo que a África conquistou a independência das colónias, não mostra que o continente africano é independente, as tentativas de libertação teve vários conflitos internos que gerou guerras civis e processos de separação. As fronteiras estabelecidas pelas potências coloniais, que não respeitavam as etnias e as culturas contribuíram com o surgimento dos conflitos.