A expressão “anos de chumbo” é recorrente na historiografia como forma de caracterizar, no Brasil, o período inserido no regime militar, em que houve
Valor da questão: 1 ponto
A) o combate das forças de segurança contra grupos armados, entre 1964 e 1985, que organizaram uma guerra civil no interior do Brasil, a exemplo da Guerrilha do Araguaia.
B) a ausência de uma Carta Constitucional, entre 1964 e 1969, e a promulgação dos Atos Institucionais que consolidaram um sistema jurídico repressivo, com base na pena de morte e prisão perpétua a opositores.
C) a extinção dos partidos políticos e a sucessão de cinco generais militares na presidência da República, não eleitos pelo voto.
D) o aumento, entre 1968 e meados dos anos 1970, da repressão política, da vigilância policial e a exacerbação da censura, que tolheram a liberdade de expressão e os movimentos sociais reivindicatórios.
E) a instalação de um regime civil-militar no contexto violento da Guerra Fria, com apoio financeiro dos Estados Unidos e como estratégia para interromper o governo declaradamente socialista exercido por João Goulart.
Anexos:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
B
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás