1)
Clarice Lispector relata nesta pequena estrofe uma maneira de escrever o silêncio: “As palavras que digo escondem outras”.
Orlandi (2007) explica a declaração de Lispector ao afirmar que:
Alternativas:
a)
“Uma palavra apaga necessariamente as ‘outras’ palavras”.
b)
“Tal como as palavras, o silêncio também é transparente”.
c)
“Uma palavra que foi omitida esconde outro significado.”
d)
“É a mesma coisa que o silêncio, pois este é a ausência de palavras”.
e)
“Mostra que as palavras vêm descarregadas de silêncios”.
2)
É importante considerar o silêncio quando estuda a produção de sentidos no discurso, pois o silêncio indica que o sentido pode ser outro ou que aquilo que é importante nunca será dito.
Analise as afirmativas a seguir:
I - Todos os modos de existir dos sentidos e do silêncio nos levam a colocar que o silêncio é ‘fundante’.
II - O silêncio é tão ambíguo quanto as palavras, pois se produz em condições específicas que constituem seu modo de significar.
III - O silêncio é matéria significante é o real do discurso.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e III, apenas.
b)
I, II, III.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
II e III, apenas.
3)
“O silêncio é essencial na linguagem. Sem silêncio, não há dizer. A palavra (que existe apesar do silêncio) não é algo que existe para eliminá-lo, ocupar seu espaço: ela existe graças ao silêncio, ou seja, palavra e silêncio se relacionam de modo fundamental (fundador). (TEIXEIRA DE JESUS, 2018, p. 12)”
TEIXEIRA DE JESUS, Fabiane. A não transparência do discurso. Material Didático, Kroton, 2018.
Com base na relação existente entre discurso e silêncio julgue as assertivas a seguir em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O silêncio recorta o dizer e esta é sua dimensão política.
( ) A hipótese formulada por Orlandi é a de que o silêncio é matéria significante.
( ) É impossível compreender o sentido do silêncio por métodos de observação discursivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
F - F - F.
b)
V - V - V.
c)
V - F - F.
d)
V - V - F.
e)
F - V - F.
4)
O sentido do que dizemos/escrevemos, para a Análise de Discurso, é constituído não apenas com base no que já sabemos a respeito do assunto, mas também fundamentado na interpretação do contexto no qual o mesmo é transmitido. Segundo Orlandi, “todo dizer, na realidade, se encontra na confluência dos dois eixos: o da memória (constituição) e o da atualidade (formulação). E é desse jogo que tiram seus sentidos” (ORLANDI, 2013, p. 33).
A respeito dos sentidos do discurso, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Quando observamos o contexto amplo da produção de sentidos – o intradiscurso –, podemos identificar a memória nas mediações e nos processos de comunicação.
b)
As formações discursivas escondem a maneira como, no discurso, a ideologia produz seus efeitos, materializando-se nele.
c)
A ideologia que organiza certas práticas discursivas, certos efeitos de sentido “presos” a uma determinada formação ideológica.
d)
O intradiscurso (formulação) é determinado pela relação que o discurso estabelece com o interdiscurso, que é o plano da constituição.
e)
O sujeito adere às formações discursivas automaticamente e elas se apresentam como espaços maciços de sentido.
Respostas
respondido por:
58
Resposta:
Aap2 - AD
1- A
2- B
3- D
4- D
Explicação:
cgardenyaoyi8e8:
tudo certo, obrigada
respondido por:
8
Resposta:
1=a)
2=b)
3= d.
4=d.
Explicação:
corrigido ava
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