O projeto político pedagógico (PPP) compreende propostas e programas de ações planejadas para serem executadas e avaliadas com base em princípios e diretrizes educativas. Relaciona-se, ainda, às finalidades que cada instituição pretende alcançar, sendo um documento norteador das políticas escolares e também articulador das intenções, prioridades e estratégias para a realização de sua função social. Por sua vez, o currículo pode ser definido como conjunto de saberes produzidos na escola. Ele reflete todas as experiências relacionadas a conhecimentos que serão proporcionadas aos estudantes de determinado curso. Estes dois instrumentos ganham importância e relevância no processo educativo como norteadores das atividades escolares. A construção coletiva é embasada na gestão democrática, planejando-se as atividades escolares na busca do atendimento adequado da escola à comunidade em que está inserida. Assim, a escola deve cumprir seu papel social, que é formar para a autonomia e cidadania.
Acerca dos temas apresentados no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prática escolar, além do currículo explícito, há o currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante.
II. No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
III. A elaboração do PPP e do currículo é atribuição exclusiva da equipe gestora da escola, de forma a inserir o currículo nas atividades educativas, visando atender os estudantes de acordo com suas necessidades.
IV. Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos; devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade.
V. Ao realizar a mediação entre escola e comunidade, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica por meio da articulação entre os conhecimentos construídos na prática social e transmitidos, organizados e transformados na prática escolar; por isso, o currículo, às vezes, apresenta divergências com o projeto político pedagógico de uma instituição.
É correto apenas o que se afirma em
a. I, II e III.
b. I, II e IV CORRETA
c. I, III e V.
d. II, IV e V.
e. III, IV e V.
Respostas
Resposta: B
Explicação: I. Na prática escolar, além do currículo explícito, há o currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante.
II. No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
IV. Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos; devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade
Sobre o papel social da escola, a alternativa correta é: I, II e IV estão corretos.
A primeira assertiva está correta. O currículo oculto representa o conjunto de técnicas e metodologias que fazem parte da realidade dos alunos, que também é extremamente importante para seu desenvolvimento.
A segunda assertiva está correta. Os Parâmetros Curriculares Nacionais são essenciais para a definição aproximada dos conteúdos programáticos, embora não haja um currículo nacional.
A terceira assertiva está incorreta. Na verdade, a elaboração do PPP representa uma ação em conjunto de toda a comunidade escolar, haja vista que seja uma gestão democrática.
A quarta assertiva está correta. A flexibilização do PPP e currículo são processos essenciais, principalmente em se tratando de públicos pertencentes à Educação Inclusiva.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/21694142