Respostas
Resposta:
Fábrica Nacional de Motores (FNM), também conhecida popularmente como Fenemê, foi a primeira fábrica de caminhões do Brasil. Criada na década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, a FNM revolucionou a história do automobilismo brasileiro.
Inicialmente, a empresa estatal brasileira foi concebida para produzir motores aeronáuticos, sendo considerada uma estratégia que levou em consideração o contexto da 2ª Guerra Mundial. Em 1946, a FNM lançou o primeiro avião motor.
Entretanto, a guerra já havia terminado e os EUA já se mostrava como grande dominante do setor. No contexto, também havia grande instabilidade política devido à deposição de Getúlio, e, acompanhando o fim da Era Vargas, reduziu-se intensamente o apelo à industrialização do Brasil.
O presidente que assumiu em seguida, Eurico Gaspar Dutra, ordenou a suspensão da produção de motores. Foi então que, naquele momento, resolveu-se direcionar a produção da fábrica para peças para máquinas industriais a eletrodomésticos, tais como geladeiras, compressores, bicicletas, entre outros.
A partir de 1949, a FNM ampliou a sua atuação e se tornou mais conhecida pela fabricação de caminhões e automóveis. Com isso, FNM se firmou como a primeira linha de montagem de caminhões brasileira.
Antes deles, todos os caminhões que circulavam pelas ruas e estradas do país vinham de outros países, como é o caso da Inglaterra.
Numa das primeiras privatizações do país, em 1968, durante o regime militar, a FNM foi privatizada e passou a ser controlada pela italiana Alfa Romeo. Com isso, em 1972, dois novos modelos foram lançados, o FNM 180 e 210.
Durante o ano de 1973, a FIAT comprou 43% das ações da Alfa Romeo e em 1976, a Fiat assumiu total controle acionário da empresa italiana e continuou produzindo os FNM 180 e 210. Em 1979, substituiu os modelos anteriores pelo Fiat 190.
Em 1985, já administrada pela Iveco, empresa italiana pertencente ao grupo Fiat, a FNM encerrou suas atividades no Brasil devido à queda nas vendas de caminhões.
Atualmente, a estrutura da Fábrica foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional!
Explicação:
<<<<Resposta>>>>
A Fábrica Nacional de Motores, conhecida popularmente como FeNeMê, é uma empresa brasileira concebida para produzir motores aeronáuticos, mas ampliou a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis, atividade pela qual se tornou mais conhecida. Em 2020, a fabricante foi reestruturada, mudando seu nome para Fábrica Nacional de Mobilidades e produzindo caminhões elétricos na fábrica da Agrale no Rio Grande do Sul.
Os caminhões Fenemê se tornaram lendários nas estradas e também na memória de todos os que viveram aquela época. Por essa razão, os caminhões da Fábrica Nacional de Motores (FNM) tiveram sua história contada no livro “FNM – A força brasileira nas estradas”. Publicado pela Editora Alaúde e escrito pelos autores Rogério de Simone e Evandro dos Santos Fullin, o livro tem design vintage e várias fotografias, atuais e da época. A obra tem 96 páginas, possui informações técnicas e fotos dos icônico…
Espero ter ajudado! S2 ༼ つ ◕w◕ ༽つ✿