pesquisa é diferenciar o regime Nazista da Alemanha do Fascismo na Itália. expliquem os diferentes temas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O nazismo foi um movimento ideológico surgido na Alemanha e é comumente associado ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, comandado por Adolf Hitler de 1933 a 1945.
Apesar de muitos o considerarem uma versão “extrema” do fascismo, a principal diferença é que o movimento nazista acreditava no “racismo científico”.
O "racismo científico" é a crença em uma pseudociência de que existem raças de seres humanos superiores e inferiores.
O conceito de “raça” entre seres humanos tem sido debatido. Atualmente, "etnia" é o termo mais utilizado para referenciar grupos distintos, já que aspectos socioculturais são considerados mais relevantes que fatores genéticos.
No entanto, os alemães, sob influência do Partido Nazista, passaram a acreditar que a “raça ariana” era superior a todos os outros grupos humanos, sendo os judeus o alvo principal de seus preconceitos e dogmas. Por isso, os nazistas são antissemitas.
A origem da palavra “nazismo” está ancorada na junção das palavras Nacional-Socialismo. Neste caso, o socialismo foi redefinido pelos nazistas para distingui-lo do socialismo marxista, fortemente rechaçado pelo movimento.
Extremamente rígidos no que tocava a sua superioridade em relação a outras “raças”, os nazistas contrastavam no quesito “luta de classes”, sobre o qual eram contra. Isto fazia frente ao capitalismo, que passava a dominar o ocidente.
O fascismo foi um sistema político liderado por Benito Mussolini e surgiu na Itália entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (1919-1939). Sob o comando de Mussolini, o fascismo influenciou polticamente diversos países europeus.
Em um regime fascista, a sociedade e a economia ficam sob total domínio do Estado. Este usa a ditadura e a força para implantar medidas, além de utilizar a violência para reprimir a oposição.
Como no nazismo, os fascistas eram extremamente nacionalistas e anticomunistas, assim como não acreditavam na liberdade política e econômica.
Outro aspecto marcante do fascismo é que se pregava que os interesses da população eram os interesses do Estado, apesar de o movimento desprezar a democracia eleitoral.
Por isso, não era necessário que o povo se manifestasse através de representantes eleitos, pois o Estado já saberia o que seria melhor para a população.
O regime fascista é autoritário, sendo o poder do líder inquestionável, pois possui uma aura de divindade. O culto à personalidade (do líder) é uma das características do fascismo, assim como no nazismo e em outros sistemas ditatoriais.
Uma das diferenças mais importantes entre o fascismo e o nazismo é que o movimento não incorporou o racismo nas suas diretrizes originais.
Resposta:
Nazismo alemão: regime autoritário onde o líder era cultuado, havia controle de imprensa e censura, perseguição a opositores, unipartidarismo, totalitarismo, anti-liberalismo, anti-comunismo, anti-democracia e nacionalismo exagerado (ufanismo).
Fascismo italiano: culto ao líder, totalitarismo, anti-liberalismo, anti-comunismo, anti-democracia, perseguição a opositores, ufanismo, censura e unipartidarismo.
A diferença entre eles era que o nazismo pregava o ideal da raça ariana, que seria superior aos demais povos, além do antissemitismo e de tal regime ser responsável pelo holocausto. Tais fatos não estavam presentes no regime fascista de Benito Mussolini.
Explicação: